Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/555
Autor(es): Leão, Felipe Baptista de
Título: Implicações dos elementos potencialmente tóxicos em sedimentos de drenagens de minas de carvão
Palavras-chave: Sedimento;Drenagem de mina de carvão;Impactos ambientais;Estabilidade dos minerais;Evolução de drenagem
Data do documento: 2013
Editor: Centro Universitário La Salle
Citação: LEÃO, Felipe Baptista de. Implicações dos elementos potencialmente tóxicos em sedimentos de drenagens de minas do carvão. 2013. 96 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais em Mineração) - Centro Universitário La Salle, Canoas, 2013 Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/555. Acesso em: 25 mar. 2014.
Resumo: Tanto as drenagens ácidas presentes em minas de carvão como em mineração metálica são importantes fontes de contaminação da água superficial e subterrânea em todo o mundo. A drenagem de mina de carvão (DMC) contém grande quantidade de sólidos em suspensão e um alto teor de sulfato e elementos (ex.: Al, Mn, Zn, Cu, Pb, Fe, etc) dissolvidos que acabam sendo depositados nos rios circundantes, além do material orgânico oriundo do carvão mineral. Como esse problema pode persistir por séculos após o abandono da mina, é necessário aplicar métodos multidisciplinares para determinar o potencial de risco de uma determinada área. Espectrometria Raman, microscópios eletrônicos, e difração de raios X, quando corretamente combinados, têm revelado serem muito úteis para o estudo de minerais e fases amorfas presentes nos sedimentos dos rios que recebem DMC. Os espectros que vêm sendo obtidos permitem a identificação precisa de minerais como jarosita, quartzo, etc. A análise elementar (Al, As, Fe, K, Na, Ba, Mg, Mn, Ti, V, Zn, Ag, Co, Li , Se, Sn, W, B, Cr, Cu, Pb e Sr) a partir de métodos de Espectrometria de Massa com fonte de Plasma Indutivamente Acoplado (ICP-MS).
Orientador(es): Oliveira, Luís Felipe Silva
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fbleao.pdf3,7 MBpdfVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.