Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/608
Autor(es): Rossoni, Janaina Cé
Título: A contação de histórias como possibilidade educativa: análise de dissertações e teses produzidas no contexto brasileiro
Palavras-chave: Contação de histórias;Práticas educativas;Formação Docente
Data do documento: 2013
Editor: Centro Universitário La Salle
Resumo: Esta pesquisa tem como temática investigativa a contação de histórias no contexto escolar como ação educativa, isto é, como ferramenta metodológica para o ensino e a aprendizagem dos conteúdos escolares. Insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Educação do Centro Universitário La Salle (UNILASALLE). O objetivo deste trabalho visa a análise de dissertações e teses contidas no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, no período de 1999 a 2011, bem como uma reflexão teórica sobre o fenômeno da contação de histórias e sua relevância no fazer docente. Para tanto, elegemos como suporte teórico os estudos de Vigotski (1998), Meirieu (1998), Ausubel (2003), Gauthier (2006), Nóvoa (2007), Pimenta (2012) e Tardif (2012), entre outros, sobre as questões de ensino e aprendizagem, formação docente e práticas educativas. Para fundamentar a contação de histórias, abordaremos as ideias de Pellowski (1991), Dailey (1994), Collins e Cooper (2005) que defendem essa dinâmica nas salas de aulas e também as de Machado (2004), Dohme (2011) e Sisto (2012), os quais escrevem sobre a importância do ato de contar/narrar com o uso de técnicas e performances, contemplando os educadores. A metodologia constitui-se de abordagem qualitativa com objetivo exploratório e pesquisa bibliográfica como procedimento técnico. Para a análise dos dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2007). A análise de 41 trabalhos acadêmicos, encontrados no banco de dados da CAPES, gerou três categorias de análise: Formação Docente, Educação Infantil e Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais). A partir dessa categorização obtemos evidências sobre o fenômeno da contação de histórias nas salas de aula brasileiras, cujos resultados permitem concluir que a contação de histórias é uma possibilidade metodológica promotora de significativas e múltiplas aprendizagens no ambiente escolar. Contudo, esta atividade ainda acontece de forma tímida e, muitas vezes, sem o aproveitamento adequado de seus benefícios devido ao desconhecimento de alguns professores sobre o assunto.
This research focuses on the storytelling in the school environment as educational action, i.e., as a methodological tool for the teaching and the learning of school contents. It is part of the research line about Teacher Training, Educational Theories and Practices of the Graduate Program Master‟s Degree in Education of La Salle University Center (UNILASALLE). This study aims to analyse the dissertations and theses included in the database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - CAPES, from 1999 to 2011, as well as a theoretical reflection on the phenomenon of storytelling and its relevance in teaching. In order to do so, we selected as theoretical support the studies on teaching and learning, teacher training and educational practices of authors such as Vigotski (1998), Meirieu (1998), Ausubel (2003), Gauthier (2006), Nóvoa (2007), Pimenta (2012) e Tardif (2012), among others. To corroborate the importance of storytelling we will approach the ideas of some authors such as Pellowski (1991), Dailey (1994), Collins and Cooper (2005) that stand up for this dynamics in the classroom and also the ones articulated by Machado (2004), Dohme (2011) and Sisto (2012), that write about the importance of the act of telling / narrating with the use of techniques and performances, including teachers. The methodology is based on the qualitative approach with exploratory objective and bibliographical research as technical procedure. The Textual Discursive Analysis proposed by Moraes and Galiazzi (2007) was used for the analysis of the data. The analysis of 41 academic papers from CAPES database, generated three categories of analysis: Teacher Training, Preschool Education and Elementary Education (the first and last grades). From this categorization, we obtained evidence about the phenomenon of storytelling in Brazilian classrooms whose results suggest that storytelling is a methodological possibility capable of significant and multiple learning in the school environment. However, this activity has been practiced in a somewhat incipient way, and many times, without the proper use of its benefits due to the lack of knowledge on this specific subject from the part of some teachers.
Orientador(es): Felicetti, Vera Lucia
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jcrossoni.pdf1,33 MBpdfVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.