Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/683
Autor(es): Prochnow, Patrícia
Título: Ações de ensino, pesquisa e extensão em EAD: uma experiência realizada no IFRS – campus Osório
Palavras-chave: Ensino;Pesquisa;Extensão;EaD;Coordenação de Ações
Data do documento: 2016
Editor: Centro Universitário La Salle
Resumo: O presente trabalho se insere na Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação e no Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq), do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro Universitário La Salle – UNILASALLE. Esta dissertação tem como objetivo reconfigurar os modelos e os desafios teórico-práticos da pesquisa em Educação a Distância (EaD), visando mobilizar ações de ensino, pesquisa e extensão em cursos técnicos ofertados na modalidade de EaD pela Rede e-Tec Brasil. Trata-se de um estudo de caso, que se desenvolve a partir de um roteiro de ações implementadas em um curso técnico subsequente ofertado na modalidade de EaD, pelo Instituto Federal Rio Grande do Sul – IFRS, campus Osório. Foram realizas aproximações teórico-práticas para compreender os conceitos e a evolução reconstrutiva dos processos de EaD, ferramentas da Web 2.0, a Educação Profissional e Tecnológica e a tríade ensino, pesquisa e extensão, baseado no desafio de (re) construir conhecimentos na EaD. Como instrumentos e técnicas para coleta de dados foram utilizadas a observação participante, notas de campo da pesquisadora e a pesquisa documental. As análises e discussões apresentam o pesquisar e o educar como processos coincidentes (FREIRE, 1983, 2011; DEMO, 2005, 2011) e necessários aos desafios da EaD, permeados por pressões e oportunidades, que podem gerar a capacidade de renovar ações coletivas via tecnologias, de reelaborações próprias, oportunizando a recriação de novos recursos e estratégias. As reflexões finais apontam para a importância da coordenação de ações integradoras de ensino, pesquisa e extensão na EaD, para promover o questionamento reconstrutivo e ações com preocupações emancipatórias, a partir da relação dialógica como marca permanente do processo. Destaca-se ainda a relevância da gestão pedagógica e tecnológica para o fortalecimento das ações de ensino/pesquisa/extensão, a fim de superar uma educação massificadora e tecnicista, enquanto simples procedimento manipulativo. As possibilidades de educar pela pesquisa como princípio científico, educativo e formativo em ações de EaD, supõe um ambiente de liberdade para a escrita colaborativa por meio da wiki, o fórum e o chat, como recursos de comunicação entre os participantes com competências sempre renovadas.
This paper is inserted in the Research line of Cultures, Languages and Technologies in Education and at Study Group on Technology in Education (NETE / CNPq), from the Program of Post-Graduate Studies in Education, Centro Universitário La Salle - UNILASALLE. This dissertation has as objective reconfigure the models and the theoretical-practical challenges of Distance Education(EaD) to mobilize teaching, reserach and extension actions in the technical courses offered on EaD modality by the Rede e-Tec Brasil. This is a case study, which develops from a guide of actions implemented in a subsequent technical course offered on EaD, on the Instituto Federal Rio Grande do Sul - IFRS, campus Osório. Were held approximations theoretical-practical to understand the concepts and reconstructive evolution of EaD processes. As instruments and techniques for collecting data have been used participant observation, field notes of the researcher and research documentary. The analyzes and discussions shows that the research and the educate as processes coincident(FREIRE, 1983, 2011; DEMO, 2005, 2011) and necessary to the EaD challenges, permeated by pressures and opportunities, that can generate the capacity to renew collective actions through technologies, of own reelaborations, providing opportunities for the recreation of new resources and strategies. The final reflexions indicate the importance of the coordination to the integrated actions teaching, research and extension in EaD, to promote reconstructive questioning and actions with emancipatory concerns from the dialogic relation as a permanent mark of the process. Also stand out the relevance of pedagogical and and technological management for strengthening to the teaching/research/extension to overcome a massified and technicist education, while procedure simple of manipulative. The possibilities of education through research as scientific, educational and formative principle in EaD actions, supposes an environment of freedom for collaborative writing, through the wiki and forum and chat, as communication resources among participants with competencies always renewed.
Orientador(es): Conte, Elaine
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pprochnow.pdf6,53 MBUnknownVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.