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Autor(es): Andrade, Fádua Ionara Andrade de
Título: Uma proposta de responsabilidade social universitária: aproximação entre Sinaes, literatura e Unilasalle
Palavras-chave: Gestão universitária;Responsabilidade social universitária;Egressos;Avaliação institucional;SINAES;Centro Universitário La Salle
Data do documento: 2016
Editor: Centro Universitário La Salle
Resumo: Esta dissertação apresenta pesquisa que tem como Tema a Responsabilidade Social Universitária (RSU) em Egressos do Unilasalle Canoas. O Problema de pesquisa é Como viabilizar o processo de gestão da responsabilidade social no contexto universitário? Tem por Objetivo Geral analisar a viabilidade da construção de um painel de indicadores de avaliação da RSU a partir do acompanhamento de egressos do Unilasalle Canoas. Quanto ao Método o estudo se caracteriza por uma abordagem quanti-qualitativa, de natureza exploratória. Quanto ao procedimento técnico trata-se de uma pesquisa documental, que conta com análise de documentos institucionais do Unilasalle, em especial os Relatórios da Pesquisa Diplomados (estudo quantitativo) e do Painel Diplomados (estudo qualitativo realizado por meio de grupos focais). Em relação à Técnica de análise, foi utilizada predominantemente a análise de conteúdo, conforme orienta Bardin (2009), sendo que para os dados quantitativos utilizou-se de estatística descritiva. Os Resultados possibilitaram a identificação de 5 categorias concernentes à RSU, a saber: 1) Conceito de responsabilidade social; 2) Forma de atuação responsável; 3) Construção da responsabilidade social; 4) Papel do Unilasalle; e 5) Consolidação da RSU no Unilasalle. A partir das considerações das categorias identificadas, é possível afirmar que a RSU, a partir de uma visão de gestão, apresenta-se como viável às instituições de ensino superior.
This dissertation presents a research which has as main theme the university social responsibility (USR) over graduates from Unilasalle/Canoas. The problem of the research is: what’s the viability of the social responsibility manage process in the context of the university? It has as general objective analyze the viability of construction of a panel of indicators of the USR evaluation, starting from the accompaniment of La Salle/Canoas graduates. The method used for the investigation is characterized by a quality-quantity, exploratory descriptive approach. The technical procedure is a documental research that counts with institutional documents analyses, in special the Graduated Research Report (quantifying study) and the Graduated Panel (qualitative study made by focalized groups). Regarding the Technique of analysis, content analysis was predominantly used, according to Bardin (2009), and for the quantitative data, descriptive statistics. The results enabled the identification of five categories concerned to USR: 1) Social Responsibility concept, 2) Ways of responsible action, 3) Social Responsibility construction, 4) Unilasalle’s role, 5) Unilasalle’s consolidation of the USR. Starting from the considerations of identified categories, it was possible to affirm that the USR, in a managing perspective, presents itself as viable to the Higher Education institutions.
Orientador(es): Fossatti, Paulo
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

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