Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/763
Autor(es): Fernandes, Meirilene Alves
Título: Estratégias didáticas para o ensino da língua inglesa na educação básica considerando as quatro habilidades
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem;Estratégias didáticas;Língua inglesa;Quatro habilidades
Data do documento: 2017
Editor: Universidade La Salle
Resumo: A presente dissertação faz parte do Projeto Biblioteca Viva: um espaço de apoio ao processo de ensino e aprendizagem inserido na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle de Canoas-RS. O estudo objetivou investigar se diferentes estratégias didáticas baseadas nas quatro habilidades – ouvir, falar, ler e escrever –, podem contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa no 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa que fundamenta esta dissertação caracteriza-se por um estudo de caso, de caráter exploratório descritivo e abordagem qualitativa. Após a realização do pré-teste, estratégias didáticas foram elaboradas e desenvolvidas em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Rio Grande do Sul. Desenvolvidas as estratégias didáticas usando música, filmes, jogos, dramatização, entre outras atividades envolvidas da contação da história da A Branca de Neve e os Sete Anões, aplicou-se o pós-teste. A análise realizada no pré-teste, pós-teste e no “corpus” constituído dos relatórios realizados em cada aula evidenciaram que diferentes estratégias didáticas usadas no ensino da língua inglesa podem contribuir para a melhoria não somente do processo de aprendizagem dos alunos, mas também do processo de ensino da mesma. Isto ficou evidente na participação dos alunos nas atividades, na interação entre professor e alunos, entre alunos e seus pares, e principalmente nos resultados apontados no pós-teste. Neste sentido, sinaliza-se a necessidade de uma prática docente voltada a contemplar diferentes estratégias didáticas a serem utilizadas no processo de ensino e aprendizagem.
This dissertation is part of the Living Library Project: a space for supporting the teaching and learning process in the Teacher Training, Educational Theories and Practices line of research in the Graduate Program in Education at Lasalle University – Canoas-RS. This study aims to investigate whether different teaching strategies based on the four skills of listening, speaking, reading and writing, can contribute to the improvement of the process of teaching and learning the English language in the 6th year of Elementary Education. The research for this dissertation is based on a case study of a descriptive exploratory nature, which used a qualitative approach. After applying a pre-test, teaching strategies were elaborated and developed in a 6th year Elementary School class in a public school in Rio Grande do Sul. After developing the teaching strategies using music, movies, games and dramatization, among other activities involved in storytelling Snow White and the Seven Dwarfs, we applied the post-test. The analysis of the pre-test, post-test and the corpus built from the reports produced in each class confirmed that different teaching strategies used in English language teaching can contribute to an improvement not only in the learning process in students, but also the teaching process. This was clear in the student participation in the activities, the interaction between the teacher and students, between the students and their peers, and mainly in the results presented in the post-test. In this sense, we highlight the need for teaching practices aimed at contemplating different teaching strategies to be used in the teaching and learning process.
Orientador(es): Felicetti, Vera Lucia
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mafernandes.pdf4,04 MBUnknownVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.