Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1116
Autor(es): Biermann, Vicente Valderez
Título: Avaliação quanto a eficiência de diferentes oxidantes em solos contaminados com diesel: ensaio de bancada
Palavras-chave: Persulfato de Sódio;Processos Oxidativos;Planejamento de experimentos;solos contaminados
Data do documento: 2018
Editor: Universidade La Salle
Citação: BIERMANN, Vicente V. Avaliação quanto a eficiência de diferentes oxidantes em solos contaminados com diesel: ensaio de bancada. 2018. 67 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais) - Universidade La Salle, Canoas, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1116. Acesso em: 06 ago. 2020.
Resumo: Um dos problemas de poluição no solo está vinculado à contaminação por hidrocarbonetos, que são gerados pelo descarte indevido, derrames acidentais e vazamentos dos contaminantes orgânicos, como petróleo e seus derivados, em atividades desenvolvidas em postos de combustíveis ou refinarias. Assim, resultando em fontes persistentes de contaminantes, não só no solo, mas também em águas subterrâneas e, se tornando um importante problema ambiental devido aos seus efeitos adversos na saúde humana e ecossistemas. A remoção de poluentes orgânicos no meio ambiente têm sido um grande desafio, pois várias tecnologias de tratamentos convencionais não são capazes de fazê-lo de forma eficiente. Diante deste cenário, os processos oxidativos vêm se destacando como forma de tratamento destes poluentes. Visando isso, neste trabalho foi estudada a possibilidade e o potencial de aplicação de processos oxidativos no tratamento de solo contaminado por hidrocarbonetos em um ensaio de bancada. Nos ensaios preliminares foram testados em colunas os oxidantes Permanganato de Potássio, Persulfato de Sódio, Percarbonato de Sódio, Reagente Fenton, Fenton/Pirofosfato de Sódio e Persulfato Ativado, em solo contaminado com Diesel sob condições controladas, e tendo como parâmetro de remoção Carbono Orgânico Total. Após a obtenção dos resultados foi aplicado um planejamento experimental de três fatores e três níveis, tipo Box-Behnken, onde foi empregado para a otimização do oxidante escolhido. Os estudos em colunas mostraram a eficiência de remoção de Carbono de 18,74% para o Persulfato de Sódio, 17,15% para o Permanganato de Potássio, 14,13% para o Reagente Fenton, 9,50% para o Percarbonato de Sódio e 7,95 % para Fenton/Pirofosfato de Sódio e Persulfato/H2O2. O oxidante aplicado no planejamento de experimentos foi o Persulfato de Sódio e como catalizadores o H2O2 e Fe2+ que apresentou remoção de Carbono 61,3%. Sendo assim, o sistema estudado neste trabalho mostrou ser um método eficaz para o tratamento do solo contaminado por hidrocarbonetos perante os parâmetros avaliados.
Orientador(es): Taffarel, Silvio Roberto
Coorientador(es): Kautzmann, Rubens Müller
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vvbiermann.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.