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dc.contributor.authorHochnadel, Simone Borgespt_BR
dc.contributor.authorConte, Elainept_BR
dc.date.accessioned2019-10-17T18:54:47Z-
dc.date.available2019-10-17T18:54:47Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/1220-
dc.format.mimetypeapplication/pdfen
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora Unilasallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.titleDocência compartilhada: possibilidade de inovação e ressignificação da atuação profissional? [capítulo de livro]pt_BR
dc.title.alternativeParte I: a docência nas séries iniciais, os desafios da inclusão, da tecnologia e o significado da família na aprendizagempt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.degree.localCanoas, BRpt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.description.resumoO Capítulo 7 é de autoria de Simone Borges Hochnadel e Elaine Conte. Sob o título Docência compartilhada: possibilidade de inovação e ressignificação da atuação profissional?, as autoras analisaram as contribuições da docência compartilhada, como caminho de reinvenção e renovação da atuação educativa, transformando e potencializando as relações entre os professores na realidade socioeducacional, como também contribuir significadamente no sucesso do ensino e aprendizagem dos educandos. Segundo afirmam as pesquisadoras, essa mudança já se faz necessária há muito tempo, pois a educação em seu exercício docente apresenta uma tendência ao ensino solitário e individualista, que leva ao conformismo de iniciativas, à passividade disciplinar e consequentemente, ao insucesso de iniciativas coletivas e participativas dos educadores e educandos. Tendo em vista as inúmeras perplexidades e polêmicas da atuação pedagógica no mundo educacional, com turmas grandes e de diferentes perfis e fases de desenvolvimento, é necessário buscar alternativas na formação de professores, por meio da docência compartilhada como potencialidade sedutora para que os professores continuem aprendendo conjuntamente e potencializem as interações e metamorfoses do conhecimento no campo da educação. O estudo reafirma a importância da docência compartilhada e sua potencialidade no ensino que se torna mais humanizado, contribuindo para o sucesso do ensino e da aprendizagem dos educandos e, sobretudo, porque provoca o ato de ação-reflexão dos docentes. Essa atitude por parte dos educadores exige o repensar das propostas pedagógicas, assim como, na escolha e reelaboração dos materiais didáticos e diferentes situações de aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:Capítulo de Livro (Pedagogia)

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