Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1513
Autor(es): Cademartori, Daniela Mesquita Leutchuk de
Luz, Marlise da Rossa
Título: O caso Comunidad Garífuna Triunfo de La Cruz vs Honduras e o potencial emancipatório junto a Corte Interamericana de Direitos Humanos [Capítulo de livro]
Palavras-chave: Ativismo;Direitos Humanos;Quilombolas;Transnacional
Data do documento: 2020
Editor: Atena
Citação: CADEMARTORI, D. M. L. de; LUZ, M. R. da. O Caso Comunidad Garífuna Triunfo de la Cruz x Honduras e o potencial emancipatório junto à Corte Interamericana de Direitos Humanos. In: VASCONCELOS, A. W. S. de. (Org.). A (Não) Efetividade das Ciências Jurídicas no Brasil. Ponta Grossa: Atena, 2020. E-book. Disponível em: https://www.finersistemas.com/atenaeditora/index.php/admin/api/ebookPDF/2954.
Resumo: A partir da concepção de ativismo jurídico transnacional junto à Corte IDH como uma mobilização em prol dos direitos humanos, e de natureza emancipatória, o objetivo do trabalho é analisar a sentença publicada sobre o Caso da Comunidade Garífuna Triunfo de la Cruz, que envolve o movimento quilombola junto a Corte IDH, bem como, os direitos por ela reconhecidos. Com isso, propõe-se uma abordagem histórica do movimento quilombola, suas conquistas e desafios na efetivação de seus direitos e uma análise do potencial dessa mobilização junto Corte IDH como um espaço efetivo de promoção, proteção e reconhecimento de direitos fundamentais ao povo quilombola, adotando-se uma concepção descolonizada sobre os temas.
Descrição: Capítulo do livro "A (não) efetividade das ciências jurídicas no Brasil"
Aparece nas coleções:Capítulo de Livro (PPGD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cap. Livro _A (não) efetividade das ciências jurídicas no Brasil.pdf11,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.