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dc.contributor.authorRambo, Zuleica Regina-
dc.date.accessioned2021-04-23T16:59:37Z-
dc.date.available2021-04-23T16:59:37Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationRAMBO, Z. R. A música como potencializadora de experiências na Base Nacional Comum Curricular: um estudo de memória social. 2020. 95 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1556. Acesso em: 23 abril 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/1556-
dc.description.abstractEste relatório técnico é o resultado de uma pesquisa de mestrado profissional em Memória Social e Bens Culturais. Seu objetivo geral é formular um curso de formação para professores sobre os usos e sentidos da música na Educação Infantil. Além de contribuir para a área da educação musical, o curso proporcionará aos professores, profissionais e público ampliar seu repertório de práticas musicais com vistas ao fazer pedagógico, o que vai ao encontro da nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A metodologia da pesquisa é qualitativa e dividiu-se em seis etapas: 1) levantamento de produções disponíveis em bibliotecas e acervos virtuais, como livros, revista da ABEM, artigos científicos e páginas da Web; 2) busca de TCCs, teses e dissertações elaborados em cursos de licenciatura em música de universidades brasileiras que tratam de música 3) sistematização de todos os documentos encontrados; 4) organização dos dados em categorias úteis para o curso de formação continuada que servirá de campo de observação; 5) discussão conceitual das categorias por meio dos conceitos de memória social e memória histórica e, conforme o caso, de conceitos oriundos do campo da educação por competências; e 6) sistematização dos dados e da discussão conceitual. Ao final da pesquisa, uma primeira versão do curso de extensão foi submetido para avaliação a duas professores doutoras em Educação Musical, cujas sugestões de melhorias foram incorporadas à versão que se encontra neste relatório técnico. Como considerações finais, sublinha-se a importância do estudo da nova BNCC para o entendimento de que o ambiente para a educação infantil deve ser um lugar enriquecedor; que as interações entre educadores e educandos são o fundamento da educação musical na ótica de despertar sensações, sensibilidades, cidadania e autonomia; e que a Memória social é um recurso para essas interações, as trocas de experiência e para a promoção de saberes individuais e coletivos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.rightsClosed Accessen
dc.subjectMemória socialpt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectBase Nacional Curricular Comum (BNCC)pt_BR
dc.titleA música como potencializadora de experiências na Base Nacional Comum Curricular: um estudo de memória socialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorGraeff, Lucaspt_BR
dc.degree.localCanoas, RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturaispt_BR
dc.contributor.advisorcoWolffenbüttel, Cristina Rolimpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

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