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http://hdl.handle.net/11690/1556
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Rambo, Zuleica Regina | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-23T16:59:37Z | - |
dc.date.available | 2021-04-23T16:59:37Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | RAMBO, Z. R. A música como potencializadora de experiências na Base Nacional Comum Curricular: um estudo de memória social. 2020. 95 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1556. Acesso em: 23 abril 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/1556 | - |
dc.description.abstract | Este relatório técnico é o resultado de uma pesquisa de mestrado profissional em Memória Social e Bens Culturais. Seu objetivo geral é formular um curso de formação para professores sobre os usos e sentidos da música na Educação Infantil. Além de contribuir para a área da educação musical, o curso proporcionará aos professores, profissionais e público ampliar seu repertório de práticas musicais com vistas ao fazer pedagógico, o que vai ao encontro da nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A metodologia da pesquisa é qualitativa e dividiu-se em seis etapas: 1) levantamento de produções disponíveis em bibliotecas e acervos virtuais, como livros, revista da ABEM, artigos científicos e páginas da Web; 2) busca de TCCs, teses e dissertações elaborados em cursos de licenciatura em música de universidades brasileiras que tratam de música 3) sistematização de todos os documentos encontrados; 4) organização dos dados em categorias úteis para o curso de formação continuada que servirá de campo de observação; 5) discussão conceitual das categorias por meio dos conceitos de memória social e memória histórica e, conforme o caso, de conceitos oriundos do campo da educação por competências; e 6) sistematização dos dados e da discussão conceitual. Ao final da pesquisa, uma primeira versão do curso de extensão foi submetido para avaliação a duas professores doutoras em Educação Musical, cujas sugestões de melhorias foram incorporadas à versão que se encontra neste relatório técnico. Como considerações finais, sublinha-se a importância do estudo da nova BNCC para o entendimento de que o ambiente para a educação infantil deve ser um lugar enriquecedor; que as interações entre educadores e educandos são o fundamento da educação musical na ótica de despertar sensações, sensibilidades, cidadania e autonomia; e que a Memória social é um recurso para essas interações, as trocas de experiência e para a promoção de saberes individuais e coletivos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.rights | Closed Access | en |
dc.subject | Memória social | pt_BR |
dc.subject | Educação musical | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Curricular Comum (BNCC) | pt_BR |
dc.title | A música como potencializadora de experiências na Base Nacional Comum Curricular: um estudo de memória social | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Graeff, Lucas | pt_BR |
dc.degree.local | Canoas, RS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Wolffenbüttel, Cristina Rolim | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMSBC) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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