Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/1570
Authors: Furtado, Carla Cilene Coelho
Title: Narrativas de memória institucional e a indústria criativa: análise de campanhas de comunicação em uma amostra de universidades brasileiras e portuguesas
Keywords: Memória social;Narrativas de memória;Campanhas de comunicação;Indústria criativa;Paradigma universitário
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade La Salle
Citation: FURTADO, C. C. C. Narrativas de memória institucional e a indústria criativa: análise de campanhas de comunicação em uma amostra de universidades brasileiras e portuguesas. 2020. 164 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1570. Acesso em: 26 abr. 2021.
Abstract: Este estudo está vinculado à linha de pesquisa de Gestão e Memória Social do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle. O relatório foi organizado com o objetivo geral de compreender as narrativas de um grupo amostral de representantes de quatro instituições de Ensino Superior no Brasil e em Portugal, que (re)elaboram através do segmento de serviços criativos e audiovisual a memória-história, divulgada a partir de uma campanha institucional de comunicação utilizada no ano de 2018/2019. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, no qual foi realizado o levantamento documental, assim como entrevistas com representantes institucionais sobre a memória, Indústria criativa e a produção de uma campanha de comunicação. A amostra foi intencional junto às Universidades La Salle e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no Brasil, bem como Universidade de Évora e Universidade do Porto, em Portugal. Os resultados foram a produção de uma cartilha virtual enquanto produto, contendo a análise das campanhas de comunicação amparadas pela memória social e narrativas de entrevistas, que promovem a indústria criativa como grande impulsionadora da criação e produção das campanhas institucionais. Outros resultados encontrados foram sistematizados na indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, que ficaram evidentes nas universidades, que estimulam o desenvolvimento sociocultural da sociedade, como também a efervescência da indústria criativa junto às oportunidades econômicas sazonais e características regionais. A economia criativa que se alimenta da indústria e do mercado incentiva uma quebra de paradigma, impulsionando a tecnologia e uma nova forma de comunicação presente nas campanhas universitárias.
metadata.dc.contributor.advisor: Araujo, Margarete Penerai
metadata.dc.contributor.advisorco: Mangan, Patrícia Kayser Vargas
Appears in Collections:Dissertação (PPGMSBC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cccfurtado.pdfOpen Access1.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.