Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/1633
Authors: Grassi, Cassiana Ferri
Title: Desenvolvimento e validação inicial de um instrumento psicométrico para avaliação da imagem corporal em queimados
Keywords: Queimaduras;Imagem corporal;Qualidade de vida;Satisfação do paciente
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade La Salle
Citation: GRASSI, C. F. Desenvolvimento e validação inicial de um instrumento psicométrico para avaliação da imagem corporal em queimados. 2020. 53 f. Dissertação (mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1633. Acesso em: 20 maio 2021.
Abstract: As queimaduras são consideradas um problema de saúde pública no Brasil e no mundo, atingindo mais de um milhão de pessoas por ano em nosso país, e com alta taxa de morbidade e mortalidade. Existem vários fatores responsáveis pelas queimaduras, sendo os mais frequentes o fogo e a água fervente. Na sequência, aparecem as correntes elétricas; já as queimaduras por agentes químicos são menos comuns. A imagem corporal é um complexo fenômeno humano que envolve vários fatores, como psicológicos, físicos e sociais/culturais, no qual o indivíduo conceitua seu próprio corpo. As alterações causadas pelas sequelas da queimadura podem levar o indivíduo a ter diversas sensações de desigualdade, tristeza, timidez, baixa autoestima, incapacidade e insegurança. Na atualidade, os instrumentos disponíveis para a avaliação de pacientes após queimaduras são centrados na avaliação físico-funcional, sendo escassa no que tange a avaliação da imagem corporal. Portanto, o objetivo deste estudo foi desenvolver um instrumento psicométrico de avaliação da imagem corporal para pacientes queimados. A construção do instrumento foi baseada na teoria da imagem corporal de Schilder (1994), sendo composto por 98 itens que comtemplam três dimensões: aspecto fisiológico, aspecto libidinal e aspecto social da imagem corporal. A validação de conteúdo foi realizada por quatro juízes experts na temática e no domínio prático- teórico. Nos critérios, os juízes utilizaram uma escala tipo Likert, de 1 a 5 pontos, gerando um total de Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVCt). Os valores do CVC foram satisfatórios no que tange a clareza (CVCt = 0,89) e pertinência (CVCt = 0,90) dos itens. Dos 98 itens do instrumento, 86 obtiveram índices superiores a 0,8 do total. Os 12 itens que ficaram abaixo 0,8 de CVC, foram reavaliados quanto a sua permanência ou não no instrumento. Após essa análise, 9 (nove) itens permaneceram no instrumento, pois foram considerados importantes para construção dos domínios, e 3 (três) foram excluídos, totalizando 95 itens. Por fim, embora o estudo tenha passado para etapa de construção e validação do conteúdo, são necessárias outras validações para que se torne válido na prática clínica.
metadata.dc.contributor.advisor: Filippin, Lidiane Isabel
metadata.dc.contributor.advisorco: Saldanha, Ricardo Pedrozo
Appears in Collections:Dissertação (PPGSDH)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cfgrassi.pdf
  Until 2070-01-01
1.16 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.