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dc.contributor.authorSilva, Marco Antonio Merenhque-
dc.date.accessioned2021-05-27T12:08:48Z-
dc.date.available2021-05-27T12:08:48Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSILVA, Marco Antonio Merenhque. Memórias e expectativas na formação profissional: um estudo sobre gestão esportiva na região metropolitana de Porto Alegre. 2020. 169 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) – Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1672. Acesso em: 27 maio. 2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/1672-
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema a formação em gestão esportiva pelos profissionais em Educação Física. O objetivo geral é construir uma formação continuada sobre gestão esportiva para profissionais da educação física baseado em relatos de discentes e egressos e profissionais com formação em Educação Física. Os dados foram coletados buscando a percepção de discentes, egressos da Universidade La Salle, membros da Associação dos profissionais em Educação Física do Rio Grande do Sul (APEF-RS) e entrevistas com profissionais da gestão esportiva da região metropolitana de Porto Alegre. Foi realizada análise descritiva dos dados referentes a percepção sobre a formação em gestão esportiva e interesse nesta formação. As trajetórias dos profissionais pesquisados foram analisadas através de questionário com 42 discentes, 15 Egressos, 55 Associados da APEF-RS e 5 entrevistas online semiestruturadas com profissionais que exercem a gestão esportiva em suas atividades diárias. Sendo desenvolvido no contexto da linha de pesquisa de memória e linguagens culturais do Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais, essa pesquisa se amparou em conceitos como memória social e identidade profissional para efetivar análises das narrativas obtidas. Os resultados apontaram que este profissional se mostra interessado em sua formação continuada e que existe certo consenso sobre competências técnicas e habilidades interpessoais para a atuação em gestão esportiva. Os dados analisados serviram para subsidiar elementos para a proposta de um curso nesta temática visando formação e preparação de uma maneira mais assertiva para o profissional da gestão esportiva. O MBA em Gestão Esportiva foi proposto com carga horária total de 360 horas/aula, tendo uma estrutura curricular dividida em cinco módulos e incorporando componentes curriculares a partir dos dados da pesquisa. Espera-se também que este trabalho contribua em estudos futuros acerca desta ocupação e demais tópicos relacionadospt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMemória Socialpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectGestão Esportivapt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.titleMemórias e expectativas na formação profissional: um estudo sobre gestão esportiva na região metropolitana de Porto Alegrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorMangan, Patrícia Kayser Vargaspt_BR
dc.degree.localCanoaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturaispt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.descriptionA presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa Memória e Linguagens Culturais do Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais. Tendo como tema a formação em gestão esportiva pelos profissionais em Educação Física, objetiva construir como produto técnico uma formação continuada sobre gestão esportiva para profissionais da área do esporte e profissionais de Educação Física.pt_BR
dc.contributor.advisorcoConstante, Robson da Silvapt_BR
Appears in Collections:Dissertação (PPGMSBC)

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