Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1887
Autor(es): Rocha, Diego Floriano da
Título: Avaliação do estado de conservação de área verde na região metropolitana por meio de bioindicadores: estudo de caso da base aérea de Canoas-RS
Palavras-chave: Mamíferos;Epífitas;Remanescentes naturais;Espécies ameaçadas;Centros urbanos
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: ROCHA, D. F. Avaliação do estado de conservação de área verde na região metropolitana por meio de bioindicadores: estudo de caso da base aérea de Canoas-RS. 2021. 40 f. Dissertação (metrado em Avaliação de Impactos Ambientais) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1887. Acesso em: 22 jul. 2021.
Resumo: A Base Aérea de Canoas, RS, é uma das últimas e maiores áreas verdes remanescentes em um município intensamente urbanizado da Região Metropolitana. Trabalhos que avaliem a biota em áreas verdes urbanas são importantes para a sua conservação em longo prazo, assim como dos habitats remanescentes. Teve-se, como objetivo, conhecer a riqueza, composição e frequência de espécies da mastofauna de médio e grande porte, e de epífitas na Base Aérea de Canoas (BACO), com vistas a avaliar a relevância de seus remanescentes naturais para o município. O levantamento de mastofauna foi realizado de junho a novembro de 2020, por meio de armadilhas fotográficas, totalizando cinco meses de amostragem, enquanto o levantamento de epífitas deu-se por método assistemático, ou seja, caminhadas aleatórias para escolha dos forófitos. O esforço amostral correspondeu a 720 armadilhas-dia e 120 forófitos. Onze espécies de mamíferos, referentes a oito famílias e quatro ordens, bem como 12 espécies de epífitas, distribuídas em quatro famílias e quatro ordens, foram registradas. Destas, duas são espécies de mamíferos domésticos, três estão ameaçadas de extinção regionalmente (Leopardus guttulus, Nasua nasua e Clattleya intermedia) e uma está quase ameaçada (Lontra longicaudis). A curva de suficiência amostral indicou que o esforço foi insuficiente e as riquezas observadas para ambos os grupos ficaram abaixo da esperada. Entretanto, a ocorrência de espécies incomuns e ameaçadas, e mais seletivas quanto ao habitat demonstra a importância da área para a conservação da biodiversidade em zona urbana. Apesar dos sinais de alteração decorrentes das ações antrópicas ao longo do tempo, a Base Aérea é uma das últimas manchas verdes de maiores dimensões do município, que ainda conserva características do mosaico original de hábitats encontrados em Canoas, RS, compreende cursos d’água de destaque na bacia do rio dos Sinos e está protegida por meio de restrição de acesso, visto que se trata de área militar.
Orientador(es): Cademartori, Cristina Vargas
Coorientador(es): Bordignon, Sérgio Augusto de Loreto
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dfrocha.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.