Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1939
Autor(es): Gutierrez, Ana Lérida Pacheco
Borges, Maria de Lourdes
Título: Memória, capital e empreendedorismo institucionais: análise de um período de crise em um instituto de matemática brasileiro
Palavras-chave: Memória coletiva;Institucionalização;Educação Pública;História da Educação
Data do documento: 2020
Editor: Cuadernos de Sofía Editorial
Citação: GUTIERREZ, A. L. P.; BORGES, M. L. Memória, capital e empreendedorismo institucionais: análise de um período de crise em um instituto de matemática brasileiro. Revista Inclusiones, v. 7, n. esp., p. 205-233, abr./jun., 2020. Disponível em: https://revistainclusiones.org/index.php/inclu/article/view/439. Acesso em: 05 ago. 2021.
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a memória institucional do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Brasil em um período de crise institucional (1985-2001). Foi realizado um estudo de caso qualitativo aprofundado, onde foram aplicadas, transcritas e analisadas 18 entrevistas e análise documental. Os dados foram analisados segundo a análise de conteúdo temática. Os resultados indicam que o período de crise institucional iniciado com a mudança de sede do Instituto ocorreu contra a vontade da maioria dos servidores e promoveu uma desestruturação das rotinas, hábitos e valores, impactando no capital institucional. O período de crise foi vencido a partir de um trabalho de empreendedorismo institucional, cuja reconstrução foi possível através do entrecruzamento das narrativas de quem vivenciou a crise com outros documentos, legando ao presente uma compreensão mais profunda sobre o passado institucional. A partir da discussão dos resultados propõe-se o entendimento da memória institucional como componente estratégico e ativador do empreendedorismo institucional voltado para a geração de capital institucional.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alpgutierrez.mlborges.pdfOpen Access396,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.