Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1949
Autor(es): Oliveira, Geselda de
Título: Fatores que influenciam os varejistas de moda gaúchos a buscarem produtos fora do estado
Palavras-chave: Marketing;Relacionamento com Cliente;Moda;Varejo
Data do documento: 2020
Editor: Universidade La Salle
Citação: OLIVEIRA, Geselda de. Fatores que influenciam os varejistas de moda gaúchos a buscarem produtos fora do estado. 2020. 10 f. Trabalho de Conclusão (Graduação em Administração) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1949. Acesso em 05 ago. 2021.
Resumo: Mais da metade dos produtos consumidos pelo comércio varejista do vestuário e acessórios do estado do Rio Grande do Sul foram adquiridos fora do estado, estimase em R$ 5 bilhões o valor das compras. A indústria da Moda já foi responsável por 6,3 mil estabelecimentos e 21,7 mil trabalhadores e trabalhadoras no estado. Este encolhimento traz consequências negativas que vão além de questões econômicas atingindo também a disponibilidade de emprego e o êxodo de profissionais ligados a cadeia produtiva da moda. Desta forma esta pesquisa tem por objetivo verificar quais os motivos levam o segmento do vestuário e acessórios da Região Metropolitana de Porto Alegre a adquirir os seus produtos fora do estado do Rio Grande do Sul. Tratase de uma pesquisa de natureza aplicada, pois objetiva gerar conhecimento para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos, exploratória que se utiliza da pesquisa documental, visto que se utiliza de questionário para a produção dos dados, e da estatística descritiva para a análise e interpretação dos dados da pesquisa, que foi aplicado, por meio do google formulários, aos varejistas de confecção de artigos do vestuário e acessórios da Região Metropolitana de Porto Alegre no mês de maio de 2020. Pode-se verificar alguns motivos que levam a compra de produtos fora do estado.
Descrição: No estado do Rio Grande do Sul cerca de 55% dos produtos consumidos no comércio varejista de vestuário e acessórios foram adquiridos fora do estado no ano de 2018 de acordo com Sebrae (2018). O segmento econômico já foi responsável por 6,3 mil estabelecimentos e 21,7 mil trabalhadores e trabalhadoras no estado (BRASIL, 2015).
Orientador(es): Waismann, Moisés
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Administração)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
goliveira.pdfOpen Access247,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.