Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/1960
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Schmitz, Taís | - |
dc.contributor.author | Borges, Maria de Lourdes | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-06T14:54:36Z | - |
dc.date.available | 2021-08-06T14:54:36Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | BORGES, M. L.; SCHMITZ, T. Modernidade: a formação docente e os conflitos escolares – uma intermediação possível?. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 17, n. 1. jan./jun. 2012. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/460/476. Acesso em: 06 ago. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/1960 | - |
dc.description.abstract | Este artigo traz um estudo acerca dos conflitos nos ambientes escolares, bem como a reflexão sobre algumas das dificuldades relacionadas à prática pedagógica na formação docente. Trata-se de uma temática que deve ser amplamente discutida, já que a ocorrência de conflitos não se trata de um fenômeno isolado, mas envolve todas as esferas da comunidade escolar e da sociedade. Optou-se por analisar aspectos da formação de professores-pesquisadores, considerando o envolvimento da práxis pedagógica com a heterogeneidade de culturas e de ideologias, que convivem nas salas de aula. Essa multiplicidade de valores revela-se nas relações interpessoais, expondo diferentes olhares sobre uma mesma circunstância. Nessa variedade de posicionamentos, encontra-se um dos muitos desafios do docente: conduzir seu trabalho, favorecendo a troca de ideias e o respeito à diferença. A prática do docente carece, portanto, já nas licenciaturas, da formação para a intermediação de conflitos, do debate sobre teorias, causas e efeitos, mobilizando para uma ação ética e incentivadora da cidadania. Objetiva-se uma visão da Educação Básica brasileira, seus tensionamentos no Ensino Superior, tendo como recorte temporal os primeiros anos desse século. Para tanto, utiliza-se como caminho metodológico a pesquisa documental e bibliográfica. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora Unilasalle | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Conflitos | pt_BR |
dc.subject | Utopias | pt_BR |
dc.title | Modernidade: a formação docente e os conflitos escolares – uma intermediação possível? | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (PPGMSBC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tschmitz.mlborges.pdf | Open Access | 210,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.