Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1971
Autor(es): Gusen, Julia do Amaral
Título: Laserterapia como técnica não farmacológica para o tratamento de trauma mamilar em puérperas
Palavras-chave: Laserterapia;Cicatrização;Laser;Trauma Mamilar;Aleitamento Materno;Cuidados de Enfermagem
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: GUSEN, Julia do Amaral. Laserterapia como técnica não farmacológica para o tratamento de trauma mamilar em puérperas. 2021. 13 f. Trabalho de Conclusão (Graduação em Enfermagem) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1971. Acesso em: 05 ago. 2021.
Resumo: Durante o puerpério o trauma mamilar é uma das principais causas do desmame precoce, além de ocasionar dor e desconforto à mulher. O bebê que deixa de ser amamentado perde de desfrutar dos inúmeros benefícios que o leite da mãe lhe pode proporcionar ao longo da vida. O uso do laser tem se mostrado promissor enquanto terapêutica em situações de trauma mamilar, aumentando as possibilidades de a mulher seguir amamentando com satisfação. Buscou-se por meio de uma revisão integrativa de literatura, conhecer a efetividade do uso terapêutico da laserterpia no trauma mamilar. Realizou-se o levantamento de artigos científicos nas bases de dados Google Schoolar, LILACS, SciELO e PubMed, através dos descritores: Laserterapia; Laser; Trauma Mamilar; Cicatrização; Aleitamento Materno; Cuidados de Enfermagem. Foram encontrados um total de 226 artigos, dos quais selecionou-se 3 para a análise. Os autores afirmam que os resultados obtidos com a laserterapia são positivos pelo efeito analgésico, anti-inflamatório e cicatrizante. Mesmo com resultados satisfatórios, a literatura científica permanece escassa sobre o tema. É fundamental que os profissionais sejam capacitados para o uso do laser e realizem novas pesquisas sobre os resultados de sua aplicabilidade em tecidos sensíveis e lesionados, especialmente em traumas do complexo aréolo-mamilar.
Descrição: amamentação é um acontecimento biológico, natural e fornece inúmeras vantagens ao binômio mãe-filho, especialmente no Brasil, onde os registros de desnutrição e mortalidade infantil fazem parte do cotidiano e são apresentadas como falhas na saúde pública.
Orientador(es): Kruno, Rosimery
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Enfermagem)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jagusen.pdfOpen Access168,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.