Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/1971
Authors: Gusen, Julia do Amaral
Title: Laserterapia como técnica não farmacológica para o tratamento de trauma mamilar em puérperas
Keywords: Laserterapia;Cicatrização;Laser;Trauma Mamilar;Aleitamento Materno;Cuidados de Enfermagem
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade La Salle
Citation: GUSEN, Julia do Amaral. Laserterapia como técnica não farmacológica para o tratamento de trauma mamilar em puérperas. 2021. 13 f. Trabalho de Conclusão (Graduação em Enfermagem) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1971. Acesso em: 05 ago. 2021.
Abstract: Durante o puerpério o trauma mamilar é uma das principais causas do desmame precoce, além de ocasionar dor e desconforto à mulher. O bebê que deixa de ser amamentado perde de desfrutar dos inúmeros benefícios que o leite da mãe lhe pode proporcionar ao longo da vida. O uso do laser tem se mostrado promissor enquanto terapêutica em situações de trauma mamilar, aumentando as possibilidades de a mulher seguir amamentando com satisfação. Buscou-se por meio de uma revisão integrativa de literatura, conhecer a efetividade do uso terapêutico da laserterpia no trauma mamilar. Realizou-se o levantamento de artigos científicos nas bases de dados Google Schoolar, LILACS, SciELO e PubMed, através dos descritores: Laserterapia; Laser; Trauma Mamilar; Cicatrização; Aleitamento Materno; Cuidados de Enfermagem. Foram encontrados um total de 226 artigos, dos quais selecionou-se 3 para a análise. Os autores afirmam que os resultados obtidos com a laserterapia são positivos pelo efeito analgésico, anti-inflamatório e cicatrizante. Mesmo com resultados satisfatórios, a literatura científica permanece escassa sobre o tema. É fundamental que os profissionais sejam capacitados para o uso do laser e realizem novas pesquisas sobre os resultados de sua aplicabilidade em tecidos sensíveis e lesionados, especialmente em traumas do complexo aréolo-mamilar.
Description: amamentação é um acontecimento biológico, natural e fornece inúmeras vantagens ao binômio mãe-filho, especialmente no Brasil, onde os registros de desnutrição e mortalidade infantil fazem parte do cotidiano e são apresentadas como falhas na saúde pública.
metadata.dc.contributor.advisor: Kruno, Rosimery
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso (Enfermagem)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
jagusen.pdfOpen Access168.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.