Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1989
Autor(es): Silveira, Daniele Osterberg Vojtichwski da
Título: Análise da intenção materna de amamentar entre gestantes atendidas em uma Unidade de Estratégia de Saúde da Família no município de Cristal/RS
Palavras-chave: Intenção materna de amamentar;amamentação;gestantes
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: SILVEIRA, D. O. V. Análise da intenção materna de amamentar entre gestantes atendidas em uma Unidade de Estratégia de Saúde da Família no município de Cristal/RS. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1989. Acesso em: 11 ago. 2021.
Resumo: A intenção materna de amamentar (IMA) expressa pelas mães durante a gravidez é considerada um dos mais fortes preditores do início e da duração da amamentação. Quanto mais forte a intenção de amamentar durante o pré-natal, maior a probabilidade de a mãe amamentar exclusivamente após o bebê ter nascido. Além da IMA, o êxito da amamentação está fortemente vinculado à rede de apoio das puérperas. Esta rede de apoio contribui diretamente na assistência às necessidades físicas, emocionais, sociais, culturais, intelectuais e profissionais das mulheres. Nesse sentido, acredita-se que investigar o conhecimento das mães sobre o aleitamento materno pode contribuir no direcionamento das ações educativas e na reorientação das práticas adotadas pelos profissionais de saúde. Para tal, é necessário que abordagens qualitativas sejam utilizadas para auxiliar na compreensão de como mulheres percebem o aleitamento materno, principalmente o aleitamento materno exclusivo, conforme recomendação da OMS. O presente trabalho teve como objetivo analisar por meio de um questionário semiaberto, a intenção materna de amamentar (IMA) a partir de características como experiências prévias, características sociodemográficas, condições socioeconômicas, rede de apoio e conhecimento sobre os benefícios da amamentação, entre gestantes frequentadoras de uma Unidade de Estratégia de Saúde da Família no município de Cristal, Rio Grande do Sul.
Orientador(es): Araujo, Carina de
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dsilveira.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access5,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.