Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1998
Autor(es): Santos, Jéssica Brasil dos
Título: A construção da identidade feminina da personagem Capitu, na obra “Dom Casmurro”
Palavras-chave: Capitu;Identidade feminina;Dom Casmurro;Machado de Assis
Data do documento: 2020
Editor: Universidade La Salle
Citação: SANTOS, J. B. A construção da identidade feminina da personagem Capitu, na obra “Dom Casmurro”. 2020. 17 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Letras - Português) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1998. Acesso em: 11 ago. 2021.
Resumo: Machado de Assis escreveu sobre personagens fortes, como forma de crítica à sociedade e à maneira como as mulheres precisavam se portar diante dela. Capitu, personagem do romance Dom Casmurro (1899), é uma personagem criticada por sua postura diante da sociedade em que vivia. Por este motivo, iremos analisar a maneira como se construiu a identidade feminina da personagem Capitu e a forma como a mulher era vista pela sociedade do século XIX. Em decorrência, temos como objetivo analisar a apresentação da personagem, vista pelo narrador e como se deu a construção da identidade feminina de Capitu, no romance Dom Casmurro. Neste trabalho será analisada a Identidade de forma geral, a Identidade Feminina, a Literatura de Machado de Assis e as mulheres, e por fim, será feita uma análise do romance Dom Casmurro e da personagem Capitu. Para este estudo, teremos como autores de base teórica Bauman (2005), Bosi (1989), Castells (1999), Hall (2006) entre outros.
Orientador(es): Rosa, Lúcia Regina Lucas da
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Letras - Português)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jbsantos.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access145,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.