Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2014
Autor(es): Amaral, Caroline Ferraz do
Título: Terapia oncológica ambulatorial: similaridades e diferenças do cuidado de enfermagem a pacientes adultos e pediátricos
Palavras-chave: Câncer infantil;Câncer no adulto;Enfermagem na oncologia
Data do documento: 2018
Editor: Universidade La Salle
Citação: AMARAL, C. F. Terapia oncológica ambulatorial: similaridades e diferenças do cuidado de enfermagem a pacientes adultos e pediátricos. 2018. 14 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Enfermagem) - Universidade La Salle, Canoas, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2014. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: Introdução: Entende- se que câncer é o nome dado a um conjunto de mais de cem doenças, que têm em comum o crescimento desordenado de células anormais podendo ocorrer em qualquer parte do organismo. As células tumorais podem desenvolver-se em qualquer região do corpo e em qualquer indivíduo, independentemente da idade. O câncer no adulto, na maioria das vezes, desenvolve-se por influências externas de estilo de vida. No caso de crianças portadoras de neoplasias malignas, a causa é geneticamente estabelecida. Objetivo: Este estudo tem como objetivo Identificar as similaridades e diferenças do cuidado de enfermagem a pacientes portadores de neoplasias malignas, adultos e pediátricos, em terapia ambulatorial. Metodologia: A pesquisa é uma revisão bibliográfica sistemática. A coleta dos artigos foi nas bases de dados científicos LlLACS, SCIELO, publicados no período de 2012 a 2018. Foram encontrados 16 artigos, porem apenas seis atenderam os critérios do estudo. Resultados: O material selecionado foi analisado buscando atender o objetivo da pesquisa. Posteriormente foi dividido em dois tópicos: Similaridades e diferenças da terapia oncológica adulta e pediátrica. Os dados foram representados em tabelas. Considerações finais: Os princípios e teorias que norteiam o cuidado de enfermagem, devem ser seguidos independentemente do setor em que o enfermeiro exerça sua profissão. Todavia o enfermeiro oncologista é o profissional que vai prestar assistência em todas as fases do tratamento. Independentemente de ser identificadas similaridades na terapia oncológica, cada paciente, adulto ou infanto-juvenil deve ser tratado como um ser único. Deve-se respeitar crenças e valores, compreender fatores socioculturais, identificar a melhor forma de esclarecer dúvidas e de certa forma, ser mais que o profissional.
Orientador(es): Inácio, Kátia Lopes
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Enfermagem)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cfamaral.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access13,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.