Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2026
Autor(es): Gonzatto, Paola Maciel
Título: Cuidado de enfermagem às mulheres em pós-operatório de mastectomia radical com linfadenectomia
Palavras-chave: Câncer de Mama;Mastectomia;Cuidados;Enfermagem
Data do documento: 2018
Editor: Universidade La Salle
Citação: GONZATTO, P. M. . 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Enfermagem) - Universidade La Salle, Canoas, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2026. Acesso em: 26 ago. 2021.
Resumo: o presente estudo trata de uma revisão de literatura com abordagem qualitativa acerca do cuidado de enfermagem à mulher em pós-operatório de mastectomia radical com lifadenectomia, cujos objetivos foram: Apontar os cuidados de enfermagem relativos ao pós-operatório imediato (hospitalar) de mulheres submetidas à mastectomia radical com linfadenectomia e descrever os cuidados de enfermagem relacionados ao pós-operatório ambulatorial de mulheres submetidas à mastectomia radical com linfadenectomia. As publicações selecionadas para este estudo foram sete (7), procedentes das bases de dados LlLACS, SCIELO; deveriam estar na língua portuguesa e contemplando o período entre 2014 a 2018. O método de análise utilizado foi à temática de Minayo. Os autores foram unânimes que uma das grandes dificuldades das mulheres com câncer de mama submetidas a mastectomia é com relação aos fatores emocionais de enfrentamento da doença. Muitas pacientes vivenciam sentimentos de medo de morrer, tristeza, isolamento social, depressão, angustia, frustração, negação, desespero, preocupação com a família e sentimento de mutilação que, inevitavelmente refletem na sua disposição para as etapas posteriores do tratamento. Os cuidados referentes a ferida operatória, drenos e curativo não foram contemplados pelos autores.
Orientador(es): Kruno, Rosimery Barão
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Enfermagem)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pmgonzatto.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access15,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.