Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2079
Autor(es): Sotoriva, Eliége Maria Scottá
Título: Análise de hábitos alimentares e conhecimento nutricional de adolescentes atletas de judô
Palavras-chave: Nutrição;Hábitos alimentares;Adolescentes,;Judô
Data do documento: 2015
Editor: Universidade La Salle
Citação: SOTORIVA, E. M. S. Análise de hábitos alimentares e conhecimento nutricional de adolescentes atletas de judô. 2015. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2079. Acesso em: 02 set. 2021.
Resumo: A alimentação influencia diretamente no desenvolvimento físico. Atletas de esportes de combate, como o Judô, necessitam de um constante controle de peso por se tratar de um esporte onde a categoria é definida pelo peso do atleta. O objetivo desta pesquisa foi analisar os hábitos alimentares e conhecimento nutricional de adolescentes atletas de Judô de uma Instituição de referência na modalidade no município de Canoas/RS. Trata-se de um estudo transversal realizado com adolescentes atletas de Judô entre 15 e 19 anos. Foram coletados dados através de um questionário de frequência de consumo alimentar e um questionário de conhecimento nutricional com questões divididas por assunto em três grupos de perguntas. Além disso, foram aferidos peso, estatura, circunferência abdominal, pregas cutâneas (triciptal e subescapular) e Índice de Massa Corporal (IMC) para avaliação nutricional dos atletas. Foram avaliados 13 adolescentes atletas de Judô com média de idade de 15,6 (± 1,6) estando 30,8% com sobrepeso conforme o índice de massa corporal. De acordo com aferição da circunferência abdominal há um baixo risco para desenvolvimento de doenças metabólicas em 100% dos adolescentes e 92,3% apresentam percentual de gordura adequada. Na análise de conhecimento nutricional 61,5% apresentou conhecimento moderado com média de acerto de 8,9. Concluiu-se que os atletas adolescentes estudados, apesar de apresentarem eutrofia na sua avaliação nutricional, precisam de um acompanhamento nutricional constante, principalmente por utilizarem estratégias de perda de massa corporal pré-competição, indicando que a alimentação não está adequada as necessidades nutricionais destes atletas.
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
e m s sotoriva.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access275,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.