Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2080
Autor(es): Belloli, Elisiane
Título: Condição nutricional dos idosos das regiões sul e sudeste brasileiras e sua relação com as doenças crônicas não transmissíveis
Palavras-chave: Idosos;Doenças crônicas não transmissíveis;;Perfil nutricional dos idosos
Data do documento: 2012
Editor: Universidade La Salle
Citação: BELLOLI, E. Condição nutricional dos idosos das regiões sul e sudeste brasileiras e sua relação com as doenças crônicas não transmissíveis. 2012. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2080. Acesso em: 02 set. 2021.
Resumo: O envelhecimento é um processo dinâmico e progressivo, normal a todas as pessoas. No Brasil, vem se notando nas últimas décadas o crescente aumento da população idosa e expectativa de vida dos brasileiros. Houve no decorrer dos anos, transição demográfica, epidemiológica e nutricional, acarretando mudanças no perfil populacional (mais idosos) no perfil patológico (aumento das doenças crônicas não transmissíveis) e no perfil nutricional (queda da desnutrição e aumento de sobrepeso e obesidade). Os idosos apresentam pelo menos uma doença crônica não transmissível, sendo o problema de saúde de maior importância por causar incapacidades, maior demanda aos serviços de saúde e maiores gastos do setor de saúde. O sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para o surgimento de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes mellitus, hipertensão arterial, câncer, entre outras. A presente revisão bibliográfica tem como objetivo identificar o perfil nutricional dos idosos e a sua relação com as doenças crônicas não transmissíveis.
Orientador(es): Muttoni, Sandra Maria Pazzini
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
e belloli.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access89,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.