Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2088
Autor(es): Bach, Deise Janaine
Título: Produtos finais da Glicação Avançada (AGE) em receitas com Whey Protein submetidos ao processamento térmico causam inflamação
Palavras-chave: Whey Protein;Produtos Finais da Glicação Avançada;Doença Arterial Coronariana;Diabetes Mellitus;Doenças Neurológicas
Data do documento: 2014
Editor: Universidade La Salle
Citação: BACH, D. J. Produtos finais da Glicação Avançada (AGE) em receitas com Whey Protein submetidos ao processamento térmico causam inflamação. 2014. 13 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2088. Acesso em: 02 set. 2021.
Resumo: Os pós para o preparo de bebidas hiperproteicas, particularmente a proteína do soro do leite (Whey Protein ou WP), são suplementos alimentares bastante populares. Trata-se de uma mistura de proteínas de alto valor biológico com elevada concentração de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA). Sua ingestão após o esforço físico é igualmente popular a fim de favorecer a síntese proteica muscular (MPS). Todavia, observa-se atualmente em livros, sites e Blogs diversas preparações com WP submetido ao aquecimento, incluindo bolos, pizzas, panqueca, pudins e doces em geral. Por outro lado, os grupamentos reativos (carbonilas e aminas), quando submetidos ao processamento térmico, formam Produtos Finais da Glicação Avançada (AGEs, Advanced Glycation End-products), que estão correlacionados com o desenvolvimento e progressão de inúmeras doenças, incluindo a doença arterial coronariana (DAC), o diabetes mellitus (DM) e as doenças neurológicas. Dessa forma, o objetivo do presente estudo observacional do tipo transversal quantitativo é coletar e calcular o aporte de nutrientes de diversas receitas com WP em combinação com carboidratos, submetidos ao aquecimento, e discutir criticamente a formação de AGEs e suas implicações sobre a saúde. Conclui-se, portanto, que as dietas com WP podem ser perigosas à saúde e a restrição de AGEs dietéticos devem ser enfatizadas pelos profissionais de saúde.
Orientador(es): Peralta, Joelso dos Santos
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
d j bach.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access205,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.