Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2091
Autor(es): Moraes, Fernanda Ramos de
Título: Rotulagem e composição de alimentos: comparação da quantidade de gordura trans em produtos industrializados e possíveis consequências nutricionais para o organismo
Palavras-chave: Ácidos Graxos Trans;Consumo de Alimentos;Comportamento Alimentar
Data do documento: 2016
Editor: Universidade La Salle
Citação: MORAES, F. R. Rotulagem e composição de alimentos: comparação da quantidade de gordura trans em produtos industrializados e possíveis consequências nutricionais para o organismo. 2016. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2091. Acesso em: 02 set. 2021.
Resumo: A urbanização das cidades e a industrialização têm provocado mudanças de hábitos e padrões alimentares nos brasileiros, que consomem cada vez mais produtos processados e industrializados e menos alimentos saudáveis. O consumo de ácidos graxos trans vem aumentado no país devido aos avanços tecnológicos das indústrias alimentícias. Atualmente, a população consome alimentos com excesso de gorduras, sódio e açúcar. Nos últimos anos, vários estudos apontam a relação positiva entre ácidos graxos trans e desenvolvimento de doenças cardiovasculares, materno-infantis, inflamatórias e de câncer. A rotulagem é uma medida que deve auxiliar a população nas escolhas alimentares. Diante dessa problemática, este estudo teve como objetivo comparar produtos industrializados de marcas distintas, selecionados aleatoriamente: bolacha salgada, bolacha recheada, sorvete, chocolate, waffer, e margarina. Quanto ao teor de gordura trans foram utilizados para essa comparação valores encontrados nos sites das marcas escolhidas e aquisição de produtos selecionados. Alguns produtos alimentícios informam que o produto não contém gordura trans na porção, mas nem sempre é consumida a porção informada pelo fabricante, e estes nem sempre definem o tipo de gordura vegetal utilizada. Isso significa que pode ser gordura trans, mas não temos como afirmar, pois existem outros tipos de gordura vegetal. Com o auxílio dos rótulos dos produtos estudados, pode-se verificar que constituíram a principal fonte de gorduras trans os biscoitos recheados, margarina e waffer, observou-se que 41,6% dos produtos analisados informam que o produto não contém gordura trans na porção. Identifica-se uma lacuna importante na legislação brasileira no que diz respeito à rotulagem de alimentos, principalmente sobre a maneira como são disponibilizadas a informação nutricional e a lista de ingredientes. Observa-se a necessidade de reformulação da legislação nos referidos aspectos, com a padronização do termo para se designar a gordura hidrogenada, entre outros termos existentes, não podendo ser utilizada outras nomenclaturas, tal como gordura vegetal, capaz de facilitar interpretações errôneas e possíveis danos à saúde dos consumidores.
Orientador(es): Koglin, Gabriela
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
f r moraes.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access395,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.