Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2102
Autor(es): Menin, Raísa de Oliveira
Título: Síndrome de Burnout: uma visão sobre a doença em profissionais da enfermagem nas unidades de terapia intensiva
Palavras-chave: Unidade de terapia intensiva;Enfermagem;Burnout
Data do documento: 2018
Editor: Universidade La Salle
Citação: MENIN, R. O. Síndrome de Burnout: uma visão sobre a doença em profissionais da enfermagem nas unidades de terapia intensiva. 2018. Trabalho de Conclusão (graduação em Enfermagem) - Universidade La Salle, Canoas, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2102. Acesso em: 03 set. 2021.
Resumo: Objetivo: Esta pesquisa tem por objetivo identificar as principais causas da Síndrome de Burnout nas equipes de enfermagem de unidades de terapia intensiva. Metodologia: Revisão narrativa da literatura, com coleta de dados realizada através de artigos científicos publicados na base de dados online de periódicos da BIREME (Biblioteca Virtual em Saúde), LlLACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), Medline, Scielo (Scientific Eletronic Library Online), PubMed (ServisoOfthe U.S. National Library Of Medicine), livros e informações de órgãos governamentais. Foram selecionados artigos científicos publicados na íntegra no período de 2007 a 2017 redigidos nos idiomas português, espanhol e inglês. Resultados: A síndrome de burnout é caracterizada pela resposta emocional a fontes de estresse crônico no trabalho, apresenta-se em três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e ausência de realização profissional. Profissionais de UTls tornam-se vulneráveis ao desenvolvimento desta síndrome devido a fatores como plantões exaustivos, procedimentos de alta complexidade, grande exigência de habilidade técnica, relação direta com o sofrimento do paciente e convívio rotineiro com a morte. Os estudos utilizados nesta pesquisa apontam prevalência média de síndrome de burnout em 55% dos profissionais de UTls. Conclusão: A síndrome de burnout interfere na saúde do trabalhador e na qualidade do cuidado de enfermagem, sendo necessária a implementação de medidas eficazes de prevenção, como expandir o conhecimento dos trabalhadores a respeito da doença. É necessário também acompanhar aqueles que desenvolveram a síndrome, além de realizar estudos que demonstrem como este acompanhamento deve ser feito.
Orientador(es): Welfer, Márcia
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Enfermagem)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
romenin.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access9,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.