Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2104
Autor(es): Rosa, Sámari Follmann
Título: Utilização da comunicação não-verbal associada à classificação de risco realizada pelo enfermeiro: uma revisão integrativa
Palavras-chave: Comunicação Não-verbal;Comunicação Terapêutica;Acolhimento;Classificação de Risco;Atendimento em Emergência
Data do documento: 2018
Editor: Universidade La Salle
Citação: ROSA, S. F. Utilização da comunicação não-verbal associada à classificação de risco realizada pelo enfermeiro: uma revisão integrativa. 2018. Trabalho de Conclusão (graduação em Enfermagem) - Universidade La Salle, Canoas, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2104. Acesso em: 03 set. 2021.
Resumo: o objetivo do estudo é revelar a importância da comunicação entre o Enfermeiro e o usuário/paciente como instrumento de definição de necessidades/caminho terapêutico no processo de classificação de risco, com base na literatura. A metodologia aplicada tratou de uma revisão de literatura integrativa, relativa à comunicação não-verbal em enfermagem associada à Classificação de Risco. A análise da literatura levou a descrição de várias manifestações da comunicação não- verbal e se tratavam do cuidado em enfermagem, e foram abordados os seguintes aspectos: comunicação não verbal, interpessoal e comunicação terapêutica, relações de cuidado na enfermagem, acolhimento, classificação de risco, Protocolo de Manchester, quadro clínico dos pacientes associado à sinais e sintomas, identificando a percepção dos usuários e dos profissionais em relação ao atendimento, e a construção de instrumentos de avaliação, competências, atividades e papel do enfermeiro nos serviços de urgência e emergência. A análise temática da literatura permitiu a constituição de duas categorias: técnicas/interpretações/percepções de comunicação terapêutica e critérios objetivos de prioridades clínicas utilizados no acolhimento com Classificação de Risco. Considerações: Nos serviços de urgência e emergência, o processo de comunicação poderia ser facilitado e tornado mais eficaz com a utilização da comunicação não verbal em virtude de um cuidado terapêutico associado. Sendo necessário reiterar a importância da utilização de dados subjetivos observados e compreendidos pelo enfermeiro durante o Acolhimento com Classificação de Risco.
Orientador(es): Silva, Fabiano Silva da
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Enfermagem)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sfrosa.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access40,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.