Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2115
Autor(es): Lopes, Ana Claudia Gomes
Título: Avaliação da sobra limpa: um passo para a redução do desperdício e o custo gerado deste excedente em uma unidade de alimentação e nutrição de Esteio–RS
Palavras-chave: UAN;Sobra Limpa;Custo
Data do documento: 2013
Editor: Universidade La Salle
Citação: LOPES, A. C. G. Avaliação da sobra limpa: um passo para a redução do desperdício e o custo gerado deste excedente em uma unidade de alimentação e nutrição de Esteio–RS. 2013. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2115. Acesso em: 03 set. 2021.
Resumo: Sobras limpas são alimentos que foram produzidos e não distribuídos , sendo que as quantidades produzidas além do necessário caracterizam uma forma de desperdício. O desperdício encontra - se incorporado a cultura brasileira, como um hábito de difícil modificação. Este estudo teve como objetivo avaliar a sobra limpa proveniente da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) e o custo real deste desperdício. O estudo foi realizado no período de 01 a 31 de julho de 2013, quando foi avaliada a quantidade de sobra limpa através da pesagem diária dos alimentos. O índice de sobras limpas apresentou - se acima do valor esperado para a UAN, o que levou a uma perda financeira no valor de R$ 1271,99 no período em que a UAN foi estudada. Conclui-se que são necessárias ações de planejamento, treinamento e aquisição de equipamentos para assim d iminuir a quantidade de sobra limpa e, consequentemente o valor que esta sendo perdido .
Orientador(es): Silva, Rosana Maria Carolo da Costa e
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
a c g lopes.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access289,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.