Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2129
Autor(es): Costa, Mirele Rolim Duarte da
Título: Análise de resto ingestão antes, durante e após campanha educativa contra o desperdício de alimentos
Palavras-chave: Desperdício de Alimentos;Resto Ingestão;UAN;Campanha Educativa;Alimentação
Data do documento: 2017
Editor: Universidade La Salle
Citação: COSTA, M. R. D. Análise de resto ingestão antes, durante e após campanha educativa contra o desperdício de alimentos. 2017. 11 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2129. Acesso em: 08 set. 2021.
Resumo: As UANs são locais destinados à preparação e fornecimento de refeições coletivas, adequada nutricionalmente, de acordo com as normas higiênico-sanitárias estabelecidas pela legislação e podem estar presentes em complexos industriais, empresas, hospitais ou escolas. O Brasil está entre os 10 países que mais desperdiçam alimentos, a estimativa é que 35% de tudo que é produzido vão para o lixo e poderiam alimentar 54 milhões de brasileiros. Numa UAN o desperdício é atribuído como falta de qualidades nas preparações e não se restringe somente ao alimento. Resto é todo alimento produzido, distribuído e descartado, já o resto ingestão avalia as quantidades preparadas em relação ao consumo e serve para avaliar o perfil da clientela atendida. O objetivo do estudo foi avaliar o desperdício de alimentos distribuídos aos clientes através da realização de campanha educacional utilizando cartazes, displays de mesas e informativos aos colaboradores da Empresa analisada. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica, pesagem e cálculo per capita do resto ingesta antes, durante e após a campanha contra o desperdício de alimentos com os clientes, que permaneceu de segunda a sexta feira, no horário de almoço, nos meses de Fevereiro a Abril de 2017. Na primeira etapa (antes da campanha) a média de RI per capita ficou em 41g, na segunda etapa (durante a campanha) essa média ficou em 43g, na terceira etapa (após a campanha) a média de RI ficou em 44g, comparando-se com a primeira etapa (41g) houve um aumento de 3g de RI. Os resultados apontaram que os índices estão dentro do preconizado pela literatura que é de 15g a 45g per capta. Esses dados mostram que somente a divulgação da campanha não é suficiente para redução do desperdício e devem ser avaliadas outras ações junto a gerente responsável pela UAN para redução do desperdício de alimentos e as expectativas dos clientes sejam atendidas através da adequação dos cardápios oferecidos.
Orientador(es): Koglin, Gabriela
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

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