Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2138
Autor(es): Trezzi, Clóvis
Título: O "guia das escolas cristãs”: um marco no surgimento da pedagogia moderna
Palavras-chave: Guia das Escolas Cristãs;Pedagogia moderna;La Salle
Data do documento: 2021
Editor: História & Ensino
Citação: TREZZI, Clóvis. O Guia das Escolas Cristãs: um marco no surgimento da pedagogia moderna. História & Ensino, Londrina, PR, v. 27, n. 1, p. 335-350, 2021. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/37534/30129. Acesso em: 09/09/2021.
Resumo: O presente artigo aborda o surgimento da pedagogia moderna no século XVII, partindo do pressuposto de que o "Guia das Escolas Cristãs", texto pedagógico de João Batista de La Salle, é uma obra que abre um novo paradigma: o de uma educação que segue os padrões metodológicos da ciência. Discute o “Guia” como principal obra de referência para a pedagogia moderna. Considera-se que a experiências pedagógicas das primeiras Escolas Cristãs, instituto fundado por La Salle, são referência para a elaboração do “Guia”. Ao partir da experiência educativa, La Salle organizou as escolas de um método pedagógico. La Salle pode ser considerado um reformador da educação e sua obra educativa tem um grande peso na formação da pedagogia moderna. Esta pesquisa conclui que o modelo científico adotado por La Salle no “Guia das Escolas Cristãs” influenciou toda a elaboração dos processos educativos posteriores ao seu século e até mesmo a educação contemporânea.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TREZZI_O guia das escolas cristas.pdf193,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.