Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2146
Authors: Camargo, Tássia Rolim
Title: Efeitos do zinco sobre a resposta inflamatória mediada pelo fator nuclear Kappa B e sua relação com as lesões em jogadores de futebol profissional
Keywords: Zinco;Resposta Inflamatória;NF- B;Lesões;Futebol
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade La Salle
Citation: CAMARGO, T. R. Efeitos do zinco sobre a resposta inflamatória mediada pelo fator nuclear Kappa B e sua relação com as lesões em jogadores de futebol profissional. 2011. 44 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2146. Acesso em: 09 set. 2021.
Abstract: O futebol é o esporte mais popular do mundo e, devido a essa popularização, a incidência de lesões tem aumentado, uma vez que é um esporte dinâmico constituído por movimentos de alta intensidade. Uma lesão pode ser definida como qualquer condição desenvolvida por um atleta durante jogos ou treinos que necessite de atenção médica e um período fora das atividades do futebol. A ausência dos jogadores afeta os próprios atletas, os torcedores e também seus clubes nas competições e financeiramente. A nutrição tem papel importante para o desempenho físico e deve fazer parte do tratamento das lesões no futebol. O zinco é um elemento traço essencial componente de aproximadamente 300 enzimas. Ele possui funções em diversos processos, tais como metabolismo de macronutrientes, enzimas, imunidade, queimaduras, espermatogênese e gestação. O Fator Nuclear Kappa B (NF- B) é um fator de transcrição que, quando ativado, está envolvido na imunidade inata e adaptativa, desenvolvimento embrionário, progressão da maioria das doenças crônicas, fase aguda da resposta inflamatória, adesão e diferenciação celular, respostas do estresse oxidativo e apoptose. O zinco induz a proteína A20, que inibe o Fator Nuclear Kappa B, que, por sua vez, diminui a inflamação. Sendo assim, este trabalho pretende associar os efeitos do zinco sobre a resposta inflamatória mediada pelo Fator Nuclear Kappa B às lesões em jogadores de futebol profissional, visando seu tratamento. Como conlusão, o estudo mostra que, devido às suas ações antioxidantes e antiinflamatórias, o zinco poderia ser incluído durante a reabilitação de atletas, embora sejam necessários estudos para comprovar essa relação entre zinco, inflamação e Fator Nuclear Kappa B no futebol.
metadata.dc.contributor.advisor: Peralta, Joelso dos Santos
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
t r camargo.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access559.02 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.