Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2148
Autor(es): Soares, Valéria
Título: Levantamento das principais não conformidades encontradas nas feiras livres de um municipio da região metropolitana de Porto Alegre
Palavras-chave: Feiras Livres;Não Conformidades;Boas Práticas de Manipulação
Data do documento: 2017
Editor: Universidade La Salle
Citação: SOARES, V. Levantamento das principais não conformidades encontradas nas feiras livres de um municipio da região metropolitana de Porto Alegre. 2017. 20 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2148. Acesso em: 09 set. 2021.
Resumo: As feiras livres se destacam pela comercialização de alimentos in natura, pela grande variedade de produtos e pela diversidade de preços. Porém as feiras livres apresentam infraestrutura inadequada, aliadas às adversidades da estrutura física e ao precário conhecimento dos feirantes sobre as boas práticas de manipulação dos alimentos. Esses fatores podem representar riscos à saúde pública pela veiculação de doenças transmitidas por alimentos. Diante do exposto este trabalho busca identificar as principais não conformidades encontradas nas bancas das feiras livres de um município da região metropolitana de Porto Alegre. Após o levantamento de dados as principais incidências encontradas foram: bancassem licença sanitária, veiculo com sujidade, uso de utensílios e bancadas de madeira, recolhimento de resíduo inadequados, ausência de água potável para higienização de instrumentos de trabalho, uso de embalagens inapropriadas para acondicionar os produtos, bancas com alimentos sem procedência, manipulação de frutas e hortaliças, bancas com produtos fora da temperatura adequada e sem dispositivos frigoríficos, apresentação pessoal e ação de manipuladores.
Orientador(es): Hoernig, Bruno Arno
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
v soares.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access223,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.