Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2238
Autor(es): Hoernig Junior, Breno Arno
Título: Dimensões acadêmicas da trajetória de alunos vinculados ao Prouni nos cursos de Engenharia
Palavras-chave: Educação Superior;Engenharia;Evasão;Permanência;Política Educacional
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: HOERING JUNIOR, B. A. Dimensões acadêmicas da trajetória de alunos vinculados ao Prouni nos cursos de Engenharia. 2021. 289 f. Tese (doutorado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2238. Acesso em: 22 set. 2021.
Resumo: A presente investigação, circunscrita no Programa de Pós-Graduação em Educação e na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas, busca analisar dimensões acadêmicas da trajetória de alunos de Engenharia vinculados ao Programa Universidade para Todos (Prouni) em uma instituição comunitária de Ensino Superior na região metropolitana de Porto Alegre. A investigação é exploratória, de natureza quantitativa e de caráter descritivo e inferencial, utilizando-se de pesquisa documental realizada a partir de informações acadêmicas relativas a 67 estudantes vinculados à graduação em Engenharia, distribuídos nas Engenharias Química, Civil, Computação, Produção, Elétrica, Ambiental, Telecomunicação e Mecânica, onde ao total encontram-se 42 alunos do gênero masculino e 25 do gênero feminino. Este estudo teve como objetivo geral analisar aspectos das dimensões acadêmicas da trajetória de alunos de Engenharia vinculados ao Prouni. Como questão norteadora, tem-se: “Como ocorre a trajetória acadêmica em Engenharia de alunos Prouni, considerando dimensões acadêmicas vinculadas à permanência/abandono/evasão?”. Utilizou-se os dados fornecidos pela instituição em foco, como também as informações provenientes do Censo da Educação Superior de 2014 até 2019. A partir dos dados fornecidos foi realizada uma análise descritiva e inferencial. Os resultados apontam que os alunos do Prouni do estudo em questão têm persistido em suas trajetórias acadêmicas, o que é evidenciado no aproveitamento das disciplinas cursadas, na existência de poucas reprovações, na quantidade reduzida de disciplinas trancadas durante o período formativo, registrando-se ainda um aumento de concluintes vinculados à instituição, conforme os indicadores dos cursos de graduação. Em média, não há uma diferença estatisticamente significativa entre o número de disciplinas cursadas e o gênero, como também, entre o número de reprovações e o gênero dos alunos prounistas. A tese que se postula é que o Prouni é uma política pública que contribui para a permanência dos alunos nos cursos de Engenharia, sendo um programa governamental que potencializa a conclusão da graduação pelos estudantes.
Orientador(es): Ziliotto, Denise Macedo
Aparece nas coleções:Tese (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bahoernigjunior.pdfOpen Access5,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.