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dc.contributor.authorHoernig Junior, Breno Arno-
dc.date.accessioned2021-09-22T18:30:50Z-
dc.date.available2021-09-22T18:30:50Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationHOERING JUNIOR, B. A. Dimensões acadêmicas da trajetória de alunos vinculados ao Prouni nos cursos de Engenharia. 2021. 289 f. Tese (doutorado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2238. Acesso em: 22 set. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/2238-
dc.description.abstractA presente investigação, circunscrita no Programa de Pós-Graduação em Educação e na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas, busca analisar dimensões acadêmicas da trajetória de alunos de Engenharia vinculados ao Programa Universidade para Todos (Prouni) em uma instituição comunitária de Ensino Superior na região metropolitana de Porto Alegre. A investigação é exploratória, de natureza quantitativa e de caráter descritivo e inferencial, utilizando-se de pesquisa documental realizada a partir de informações acadêmicas relativas a 67 estudantes vinculados à graduação em Engenharia, distribuídos nas Engenharias Química, Civil, Computação, Produção, Elétrica, Ambiental, Telecomunicação e Mecânica, onde ao total encontram-se 42 alunos do gênero masculino e 25 do gênero feminino. Este estudo teve como objetivo geral analisar aspectos das dimensões acadêmicas da trajetória de alunos de Engenharia vinculados ao Prouni. Como questão norteadora, tem-se: “Como ocorre a trajetória acadêmica em Engenharia de alunos Prouni, considerando dimensões acadêmicas vinculadas à permanência/abandono/evasão?”. Utilizou-se os dados fornecidos pela instituição em foco, como também as informações provenientes do Censo da Educação Superior de 2014 até 2019. A partir dos dados fornecidos foi realizada uma análise descritiva e inferencial. Os resultados apontam que os alunos do Prouni do estudo em questão têm persistido em suas trajetórias acadêmicas, o que é evidenciado no aproveitamento das disciplinas cursadas, na existência de poucas reprovações, na quantidade reduzida de disciplinas trancadas durante o período formativo, registrando-se ainda um aumento de concluintes vinculados à instituição, conforme os indicadores dos cursos de graduação. Em média, não há uma diferença estatisticamente significativa entre o número de disciplinas cursadas e o gênero, como também, entre o número de reprovações e o gênero dos alunos prounistas. A tese que se postula é que o Prouni é uma política pública que contribui para a permanência dos alunos nos cursos de Engenharia, sendo um programa governamental que potencializa a conclusão da graduação pelos estudantes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectEngenhariapt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectPermanênciapt_BR
dc.subjectPolítica Educacionalpt_BR
dc.titleDimensões acadêmicas da trajetória de alunos vinculados ao Prouni nos cursos de Engenhariapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorZiliotto, Denise Macedopt_BR
dc.degree.localCanoas, RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
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