Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2295
Authors: Barchinski, Karen Cardoso
Title: A dinâmica entre o processo de ensino e a literaturalização das ciências para a educação online: metáforas espistêmicas e hibridismo das linguagens.
Keywords: Processo de Ensino;Literaturalização das Ciências;Educação Online;Metáforas Epistêmicas;Hibridismo das Linguagens
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade La Salle
Citation: BARCHINSKI, K. C. A dinâmica entre o processo de ensino e a literaturalização das ciências para a educação online: metáforas espistêmicas e hibridismo das linguagens. 2021. 140 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2295. Acesso em: 09 nov. 2021.
Abstract: A presente dissertação tem como foco o processo de ensino e a literaturalização das ciências no contexto da educação online, no ensino superior, em tempos de pandemia (COVID-19). A pesquisa está inserida no grupo de pesquisa COTEDICUNILASALLE/CNPq, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (UNILASALLE) e à linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Assim, tem o objetivo de estudar a dinâmica entre o processo de ensino e a literaturalização das ciências, por meio das metáforas epistêmicas e do hibridismo das linguagens, para a educação online, no ensino superior, na disciplina de Informática e Multimeios na Educação. Considerando o contexto apresentado, emerge a questão norteadora: Como ocorre a dinâmica entre o processo de ensino e a literaturalização das ciências, por meio das metáforas epistêmicas e do hibridismo das linguagens, para a educação online, no ensino superior, na disciplina de Informática e Multimeios na Educação? Para tanto, apresentamos compreensões sobre a construção do conhecimento fundamentadas na Biologia do Conhecer (MATURANA; VARELA, 2005), discutimos as mudanças culturais na sociedade do século XXI e as mudanças no contexto educacional - educação a distância e educação online (CASTELLS, 2003, 2005; SANTOS, 2009) e apresentando novas maneiras de construir o conhecimento por meio do e-book Educação, Tecnologia e Cibercultura (BACKES; MANTOVANI; VAZ, 2018). A literaturalização das ciências, para além do prazer de contar histórias (ALVES, 2008; ANDRADE; CALDAS; ALVES, 2019; GALVÃO, 2006) é explorada por meio de dois elementos: as metáforas epistêmicas (PALMA, 2009, 2014, 2015, 2019,) e o hibridismo das linguagens (SANTAELLA, 2001, 2013). Assim, a fim de refletir sobre a questão norteadora, propomos uma metodologia de estudo de caso e de abordagem qualitativa. Os dados empíricos dessa pesquisa delimitam-se ao E-book “Educação, Tecnologias e Cibercultura” e aos registros de comunicação, interação e sistematização dos estudantes na construção dos conhecimentos na disciplina de Informática e Multimeios na Educação (UNILASALLE). Por fim, na perspectiva de responder à questão norteadora desta pesquisa, descrevemos, analisamos e interpretamos os dados oriundos da mesma. Concluímos que, a literaturalização das ciências pode potencializar a construção do conhecimento no processo de ensino por meio de narrativas, personagens, diálogos, desafios que contemplam os conhecimentos. O estudante também pode sistematizar os conhecimentos construídos de maneira literaturalizada: criar representações contextualizadas, dialogadas, expressar a sua autoria, explorar o hibridismo das linguagens e fazer articulações entre o cotidiano e a teoria. Dessa forma, há um reencantamento do mundo por meio de escritas que tecem novos conhecimentos.
metadata.dc.contributor.advisor: Backes, Luciana
Appears in Collections:Dissertação (PPGE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
kcbarchinski.pdfOpen Access5,21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.