Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2310
Autor(es): Rosa, Dagma Gonçalves
Título: Educação híbrida na formação dos profissionais de enfermagem no Rio Grande do Sul, Brasil
Palavras-chave: Educação superior;Educação híbrida;Enfermagem;Prática pedagógica
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: ROSA, D. G. Educação híbrida na formação dos profissionais de enfermagem no Rio Grande do Sul, Brasil. 2021. 178 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2310. Acesso em: 06 dez. 2021.
Resumo: A Educação Híbrida vem sendo considerada, tanto no senso comum quanto em estudos de áreas do conhecimento, como a mistura de modalidades de ensino, por isso, a Educação Híbrida tem sido tema de discussões na Formação do Profissional de Enfermagem. Apesar disso, o significado em si do termo “Educação” demonstra que tal conceito transcende as modalidades de ensino, indo além, por abranger toda a complexidade relacionada a seus processos formativos. Assim, a presente dissertação tem como objetivo conhecer a percepção dos coordenadores e docentes sobre educação híbrida em cursos de enfermagem do Rio Grande do Sul – Brasil, apontado aspectos relevantes para uma proposta pedagógica. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Unilasalle sob CAAE No 36696520.4.0000.5307. A metodologia utilizada na pesquisa é de método misto com triangulação concomitante. A população do estudo foi constituída por coordenadores de curso (GCC) e docentes (GDO) de graduação de enfermagem que participam do Conselho Consultivo das Escolas de Enfermagem da Associação Brasileira de Enfermagem do Rio Grande do Sul - Brasil (ABEn-RS). Para produção dos dados quantitativos e qualitativos foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas, os dados qualitativos foram reforçados com entrevistas semiestruturadas realizada com os mesmos grupos, o 1o GCC e 2o GDO, os participantes do 1o grupo foram escolhidos por sua adesão e o 2o grupo foi definido por indicação do 1o GCC. O tratamento e análise dos dados quantitativos foram realizados por meio do programa Excel®, versão 2019, e SPPS IBM, versão 20, utilizando a estatística descritiva que possibilita gerar os dados de frequência absoluta (n) e relativa (%) das variáveis categóricas e cálculo de medidas de posição e dispersão (média, desvio padrão, valores mínimo e máximo) para as variáveis contínuas. Para a comparação se utilizou a estatística inferencial através da análise de variância (ANOVA), Testes Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. Os dados coletados nas entrevistas foram transcritos no Word versão 2019 e preparados, considerando a metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD), a partir de três etapas: unitarização, categorização e o novo emergente. Tais etapas auxiliaram o pesquisador na importação, tratamento e análise de dados no software NVivo®. A estratégia de triangulação concomitante, permitiu realizar a mixagem dos dados para o entrelaçamento da análise e interpretação dos mesmos, assim como do referencial teórico, do problema e dos objetivos propostos na dissertação. Assim sendo, os coordenadores e docentes, em cursos de enfermagem do Rio Grande do Sul – Brasil, reconhecem que a área da enfermagem é em sua essência uma ciência híbrida, envolvendo diferentes conhecimentos e legitimada pela DCN/ENF. Quanto, a educação híbrida suas percepções se mostraram incompletas, sendo relacionadas mais diretamente a mistura da modalidade presencial e online, embora reconheçam a implicação de outros elementos. Esses elementos foram denominados multifacetas do hibridismo, evolvendo o hibridismo de modalidade, espaços tecnológicos, cultural, linguagens e a possibilidade do hibridismo de infraestrutura, considerando tais percepções foram apontados aspectos relevantes para uma proposta pedagógica que envolvesse a congruência entre os atores educacionais e o meio, as multifacetas do hibridismo, a educação como um processo dinâmico e transitório e a leitura realidade em que se configura o educar.
Orientador(es): Backes, Luciana
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

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