Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2370
Autor(es): Hoernig, Ana Marli
Hoernig Junior, Breno Arno
Título: A sustentabilidade ambiental efetivada através da gestão educacional
Palavras-chave: Ações ambientais sustentáveis;Práticas sustentáveis;Meio ambiente;Educação ambiental
Data do documento: 2021
Editor: RAC: revista angolana de ciências
Citação: HOERNIG, Ana Marli; HOERNIG JUNIOR, Breno Arno. A sustentabilidade ambiental efetivada através da gestão educacional. RAC: Revista angolana de ciências, v. 3, n. 2, p. 451-465, 2021. Disponível em: http://publicacoes.scientia.co.ao/ojs2/index.php/rac/article/view/178/350. Acesso em: 12 jan. 2022.
Resumo: O presente trabalho se insere na temática gestão dos recursos ambientais na educação. Temos como objetivo identificar práticas efetivas para promover ações ambientais sustentáveis através da gestão educacional. O percurso metodológico segue a revisão literária do estado da arte sobre ações sustentáveis para a gestão educacional à luz do aporte documental da Agenda 2030 que, como proposta "leave no one behind", almeja evoluir na busca do engajamento global para um desenvolvimento econômico sustentado, socialmente inclusivo e ambientalmente sustentável. Para este estudo, nos interessa o objetivo de número 4-Educação de Qualidade da referida agenda, que visa assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Nos alinhamos a Meta 4.7 a qual pretende até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável. Os resultados apontam para práticas exequíveis e necessárias de serem efetivadas nas instituições educativas, bem como para ações a serem incentivadas pelas instituições para serem empreendidas pelos educandos em seu cotidiano. As práticas apresentadas alinham-se aos objetivos para o desenvolvimento sustentável previstos na Agenda 2030. Concluímos pela necessidade de abordar a temática nos currículos acadêmicos e escolares através da educação ambiental para que se possa evoluir em práticas ambientais sustentáveis, economicamente viáveis e socialmente justas dentro e fora das instituições educacionais.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Marli Hoernig, Breno Arno Hoernig Junior.pdf224,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.