Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2382
Autor(es): Borges, Maria de Lourdes
Gutierrez, Ana Lerida Pacheco
Título: Relações entre memória institucional e patrimônio documental em uma universidade pública federal
Palavras-chave: Memória institucional;Patrimônio documental;Educação patrimonial
Data do documento: 2018
Editor: UFRGS
Citação: GUTIERREZ, A. L. P. ; BORGES, M. L. Relações entre memória institucional e patrimônio documental em uma universidade pública federal. In: V Salão EDUFRGS, 2018, Porto Alegre. Anais do V Salão EDUFRGS. Porto Alegre/RS: UFRGS, 2018. v. 1. p. 1-6. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/192413. Acesso em: 02 dez. 2021
Resumo: No presente resumo apresenta-se o relato de pesquisa de doutorado, em fase inicial, no campo de estudos de memória social e bens culturais. Trabalhos recentes (ALVARENGA, 2017, PARÍS-FOLCH, 2015, MATOS, 2006, entre outros) destacam a pertinência e a carência de estudos que relacionem memória, gestão universitária e patrimônio, especialmente o documental. Percebe-se que os documentos acumulados por uma instituição são relevantes, significativos e reveladores para a compreensão da memória institucional. Portanto, a investigação constitui-se em uma primeira aproximação do objeto de estudo, no qual propõe-se como objetivo geral discutir sobre como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), compreendida como instituição complexa, se relaciona com sua própria memória, tendo como foco os documentos arquivísticos em papel como suporte. Como objetivo específico, busca-se analisar como a mesma gerencia seu patrimônio documental arquivístico em papel, no âmbito das Unidades Acadêmicas. Em termos metodológicos, propõe-se duas etapas de investigação: uma fase quantitativa, com coleta de dados através de questionário aplicado a todas as Unidades Acadêmicas; e uma fase qualitativa, com coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas com gestores de cinco Unidades Acadêmicas, escolhidas com base nas respostas obtidas na primeira fase. Busca-se com esse trabalho oferecer um diagnóstico que possa subsidiar ações que contribuam para a política de gestão documental da Universidade.
Aparece nas coleções:Apresentação em Eventos (Processos Gerenciais)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mlborges.pdfOpen Access235,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.