Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2409
Autor(es): Telles, Tamara Cecilia Karawejczyk
Campos, Priscila Espirito Santo
Título: A gestão do conhecimento na fabricação de espumantes da Adega Chesini: um patrimônio imaterial familiar
Palavras-chave: Gestão do conhecimento;Memória de família;Fabricação de espumantes;Patrimônio imaterial
Data do documento: 2019
Editor: Revista Confluências Culturais
Citação: CAMPOS, P. E. S. ; TELLES, T. C. K. A gestão do conhecimento na fabricação de espumantes da Adega Chesini: um patrimônio imaterial familiar. Revista Confluências Culturais, v. 8, p. 72-86, 2019. Disponível em: http://periodicos.univille.br/index.php/RCC/article/view/183. Acesso em: 26 jan. 2022
Resumo: No segmento da vitivinicultura brasileira, principalmente na Região Sul do Brasil, em que existe uma composição de pequenas empresas familiares, levanta-se uma hipótese de como são transmitidos os conhecimentos adquiridos e repassados para as gerações, com relação aos seus produtos. Nesse sentido, esta pesquisa procura articular a memória de família, o conhecimento intraorganizacional e a produção de conhecimento imaterial sobre a fabricação de espumantes. O estudo apresentado deu-se na Adega Chesini (RS). Para a coleta de dados, utilizou-se de pesquisa documental em site da empresa, atas, matérias de imprensa e entrevistas semiestruturadas com representantes da família e parceiros do negócio. Os resultados do estudo revelaram que: a) a socialização do conhecimento ocorre por meio de reuniões (formais, informais), participações em associações ligadas ao negócio e aprendizado do tipo “mestre e aprendiz”; b) a externalização dos conhecimentos acontece por intermédio do desenvolvimento da participação em eventos externos e premiações; c) a combinação do conhecimento decorre da troca de e-mails, da utilização de WhatsApp e de acesso ao site da Adega Chesini; d) na internalização, os métodos facilitadores são acesso a materiais de leitura, o site da adega e a criação de um espaço cultural dentro do terreno da empresa.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Gestão de Recursos Humanos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcktelles.pdfOpen Access287,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.