Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2410
Autor(es): Telles, Tamara Cecilia Karawejczyk
Carmo, Mônica
Título: Mobilidade geográfica e carreira: jovens universitários que querem se inserir no mercado de trabalho canadense
Palavras-chave: Carreira;Mobilidade geográfica;Adaptação intercultural
Data do documento: 2019
Editor: Revista Interfaces Brasil-Canadá
Citação: TELLES, T. C. K. ; CARMO, M. Mobilidade geográfica e carreira: jovens universitários que querem se inserir no mercado de trabalho canadense. Revista Interfaces Brasil-Canadá, v. 19, p. 149-167, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/interfaces/article/view/17295. Acesso em: 26 jan. 2022
Resumo: O fenômeno da mundialização proporciona mobilidade geográfica e novas oportunidades para jovens que buscam experiências de carreira intercultural. A internacionalização das organizações promove uma demanda ampliada no mercado de trabalho por profissionais competentes e qualificados em todos os sentidos. Este estudo articula os temas mobilidade geográfica, carreira e mercado de trabalho canadense, através de entrevistas com estudantes estrangeiros da Concordia University of Edmonton, na Província de Alberta/Canadá, realizadas no ano de 2018. As categorias de análise abordaram duas categorias: (a) intenções, anseios e dificuldades; e, (b) motivos para inserção profissional em pais estrangeiro, no caso o Canadá. Os principais achados da pesquisa indicam que o estudante estrangeiro está mais habituado a lidar e a enfrentar culturas e situações diferentes das suas de uma maneira mais fácil que o brasileiro. O que se pode observar é que todos anseiam crescimento educacional e profissional, ampliar networking, adquirir maior fluência no outro idioma e dar início à sua carreira, mesmo que comecem exercendo funções diferentes da sua área de estudo.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Gestão de Recursos Humanos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcktelles.pdfOpen Access391,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.