Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2453
Autor(es): Bem, Judite Sanson de
Araujo, Margarete Panerai
Waismann, Moisés
Cachafeiro, Manolo Silverio
Título: Economia criativa e formação dos agentes: estudo sobre Porto Alegre
Palavras-chave: Formação;Porto Alegre;Empreendimentos criativos
Data do documento: 2019
Editor: Editora UFSC
Citação: ARAUJO, M. P. ; BEM, J. S.; WAISMANN, M.; CACHAFEIRO, M. S. Economia criativa e formação dos agentes: estudo sobre Porto Alegre. In: CIKI - CONGRESSO INTERNACIONAL DE CONHECIMENTO E INOVAÇÃO, 9., 2019, Porto Alegre. Anais… Porto Alegre: Editora UFSC, 2019. p. 1-15. Disponível em: https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/702. Acesso em: 01 fev. 2022
Resumo: Num cenário de novas perspectivas o grande desafio de formação profissional encontrou eco nos diferentes segmentos da economia criativa. Os temas abordados buscam apreender aspectos dessa orientação oportunizada pela área da cultura e da educação para orientar as instituições e a sociedade em geral. O objetivo geral foi descrever a formação dos empreendedores criativos em Porto Alegre, que estejam qualificando os seus negócios. O método de pesquisa foi qualitativo e descritivo com uso de técnicas bibliográficas e analises de dados secundários de uma amostragem não probabilista. Infere-se que a cidade de Porto Alegre apresentou uma fragmentação espacial dos empreendimentos criativos e seus resultados apontam para uma concentração nos setores gastronomia, moda; artesanato, design e artes além do desenvolvimento de software. Foi possível concluir que os empreendimentos de economia criativa se destacam com uma alta escolarização e formação.
Aparece nas coleções:Apresentação em Eventos (Marketing)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jsbem.pdfOpen Access518,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.