Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2473
Autor(es): Bem, Judite Sanson de
Baierle, Débora Carline
Silveira, Daniela da Cunha
Vieira, Flávia Monaco
Venancio, Maria Geraldina
Cademartori, Cristina Vargas
Título: Reaproveitamento dos resíduos sólidos como proposta para solução de problemas ambientais
Palavras-chave: Resíduos sólidos;Reaproveitamento;Interdisciplinaridade
Data do documento: 2020
Editor: Editora Univates
Citação: BAIERLE, D. C.; SILVEIRA, D. C.; VIEIRA, F. M.; VENANCIO, M. G.; CADEMATORI, C. ; BEM, J. S. Reaproveitamento dos resíduos sólidos como proposta para solução de problemas ambientais. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO, 1., 2020, Lajeado. Anais… Lajeado: Editora Univates, 2020. p. 122-122. Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/326/pdf_326.pdf. Acesso em: 04 fev. 2022
Resumo: A problemática da geração de resíduos é um desafio para a sociedade moderna. É essencial o envolvimento de toda comunidade na busca de alternativas que diminuam o acúmulo de resíduos e promovam ações sustentáveis. O objetivo do trabalho é avaliar o conhecimento de professores da Educação Básica acerca da reutilização de resíduos sólidos. Por meio da pesquisa bibliográfica, será contextualizado a problemática ambiental e exemplos de como os resíduos sólidos podem ser reaproveitados, a fim de minimizar seu impacto ambiental. O estudo demonstra ferramentas para sensibilização da população, referente ao acúmulo e descarte irregular dos resíduos, através da abordagem da interdisciplinaridade. Posteriormente, através da pesquisa de campo, será verificado o conhecimento de professores, acerca da reutilização de resíduos sólidos. A amostra de pesquisa contou com 60 entrevistados, professores da Educação Básica de duas escolas municipais, localizadas em São Leopoldo/RS e Cachoeirinha/RS. Utilizou-se formulário com perguntas fechadas para coleta de dados, posteriormente os dados foram tabulados e analisados. Como resultado da pesquisa de campo, observou-se que 55% dos entrevistados afirma que separa a maioria ou todos os resíduos em suas casas. 51,67% nunca ouviu falar em logística reversa, no entanto 38,71% destes entrevistados praticam a entrega de algum material em ponto de coleta. 53,33% dos entrevistados não praticam a entrega de materiais (resíduos) em pontos de coletas, 11,67% afirmaram que entregam, porém, indicaram como materiais de coletas, os resíduos entregues a coleta seletiva, e 35% entregam materiais em ponto de coleta, sendo os materiais mais citados: pilhas (28,95%), eletrônicos/baterias (21,05%), óleo de cozinha (15,79%) e outros materiais (26,30%). 78,33% afirmam que é possível a geração de renda a partir dos resíduos sólidos; 85% acreditam que é possível construir casas a partir de garrafas pets e a maioria conhece artistas que produzem arte com resíduos sólidos. Acredita-se que através da educação ambiental e do diálogo aberto com a comunidade será possível amenizar os impactos gerados pelos resíduos sólidos, reaproveitando-os.
Aparece nas coleções:Apresentação em Eventos (Marketing)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jsbem.pdfOpen Access2,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.