Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2602
Autor(es): Sarmento, Dirléia Fanfa
Menegat, Jardelino
Rangel, Mary
Título: Educação de qualidade e o desenvolvimento de competências na educação a distância: reflexões a partir do projeto pedagógico
Palavras-chave: Educação de qualidade;Projeto pedagógico;Competências;Educação a distância
Data do documento: 2019
Editor: Revista Científica de Educação a Distância
Citação: SARMENTO, D. F.; MENEGAT, J.; RANGEL, M. Educação de qualidade e o desenvolvimento de competências na educação a distância: reflexões a partir do projeto pedagógico. Revista Científica de Educação a Distância, Santos, v. 11, n. 19, p. 1-19, 2019. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/881/849 - Acesso em 23 fev. 2022.
Resumo: As reflexões ora apresentadas são decorrentes de uma pesquisa teórica cuja temática investigativa é o direito à educação de qualidade (articulado ao direito à aprendizagem) e seus modos de efetivação em diferentes contextos. Neste texto fazemos um recorte no Projeto Pedagógico para a Educação a Distância de uma Instituição de Ensino Superior Comunitária, compreendendo que a educação de qualidade pressupõe a existência de um ideário educativo, o qual se explicita por meio deste documento. A análise documental, por meio da Técnica de Análise de Conteúdo, teve por base as seguintes questões: a) Quais são os fundamentos, os princípios e as concepções que orientam o Projeto Pedagógico para a EaD, com vistas a oferta de uma educação de qualidade? b) O desenvolvimento de competências, por meio dos processos de ensino e aprendizagem, é contemplado no Projeto Pedagógico? Em caso afirmativo, quais são as perspectivas didático-pedagógicas sugeridas para efetivar o desenvolvimento das competências? Os resultados apontam o alinhamento institucional em termos documentais, em relação aos fundamentos, princípios e concepções. Apesar de serem explicitadas as perspectivas didático-pedagógicas a serem adotadas na EaD, a reflexão acerca do desenvolvimento de competências ainda é incipiente no Projeto analisado.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dfsarmento.pdfOpen Access383,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.