Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2620
Autor(es): Graebin, Cleusa Maria Gomes
Título: Regras do decoro e da urbanidade cristãos: ensinar a bem viver e a manifestar o caráter de Cristo
Palavras-chave: Regras de decoro e urbanidade;Manual de civilidade;Escolas de La Salle;França
Data do documento: 2020
Editor: Fênix - Revista de História e Estudos Culturais
Citação: GRAEBIN, C. M. G. Regras do decoro e da urbanidade cristãos: ensinar a bem viver e a manifestar o caráter de Cristo. Fênix - Revista de História e Estudos Culturais, [S.l.], v. 16, n. 1, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/360. Acesso em: 26 mar. 2022.
Resumo: O artigo discute a obra “Regras do decoro e da urbanidade cristãs”, de João Batista de La Salle, fundador da congregação religiosa francesa Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, apontando a sua intrínseca comunicação com a esfera do religioso, a partir de uma linguagem criadora de uma determinada forma de ser e estar no mundo e como dispositivo eficaz para a ordenação da realidade dos alunos das escolas dos Irmãos, mais conhecidos no Brasil como Irmãos Lassalistas. O texto apresenta alguns aspectos históricos sobre La Salle, contextualiza a escrita das Regras e indica obras que inspiraram seu autor, sua composição e discute a mensagem religiosa que a perpassa.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cmggraebin.pdfOpen Access426,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.