Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2644
Autor(es): Conte, Elaine
Habowski, Adilson Cristiano
Título: Educação inclusiva: diferentes configurações, olhares e mundos possíveis
Palavras-chave: Inclusão;Professores em atuação;Entraves formativos
Data do documento: 2021
Editor: Revista Diálogo Educacional
Citação: CONTE, E.; HABOWSKI, A. C. Educação inclusiva: diferentes configurações, olhares e mundos possíveis. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 21, n. 70, p. 1388-1412, 2021. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/26340/25088. Acesso em 24 fev 2022.
Resumo: Nos últimos anos surgiram muitos debates sobre o assunto da inclusão em sala de aula e as dificuldades geradaspela falta de reconhecimento da contribuição pedagógica à formação da pessoa com deficiênciaassociadas ainseguranças, referências de projetos interdisciplinares robustos paracontextualizar as desigualdades. Entretanto, no cenário educativo, o que se vêé uma intensa precariedade do ensino público e a omissão dos diversos setores da sociedade que não pensam estratégias articuladoras e integradoras para superar essas problemáticas vitais. Assim, este estudo tem por objetivo realizar uma análise sobre os entraves à atividade do professor em relação à inclusão de crianças com necessidades especiais em sala de aula,a partir de uma revisão de literatura e de um questionário de perguntas abertas,por meio de recursos Google Forms,respondido por cinco professoras que atuam no campo da Educação Inclusiva dos anos iniciais de Educação Básica. Os resultados apontam dificuldades dos educadores nosprocessosinclusivosàcriaçãodeatividades pedagógicas,por inexperiência com o campona formação acadêmica e ausência de recursos disponíveis nas escolas para dar conta da proposta de inclusãode todos, cujo valor motivacional para o aprender dos estudantes centra-se nas proposições criativas e investigativas do professor. Ficam evidentes a grandes entraves formativos, pois as cinco professoras em atuação, que responderam ao questionário, não possuem formação específica para atuar com crianças deficientes.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access70,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.