Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2663
Autor(es): Conte, Elaine
Rios, Míriam Benites
Branco, Lilian Soares Alves
Título: As implicações e o respaldo da obra de Rousseau na educação.
Palavras-chave: Rousseau;Educação;Pedagogia moderna;Faculdades humanas
Data do documento: 2020
Editor: Revista Teias
Citação: RIOS, M. B. ; BRANCO, L. S. A. ; CONTE, E. As implicações e o respaldo da obra de Rousseau na educação. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, p. 271-286, 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1982-03052020000300271&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 05 abr. 2022.
Resumo: Esse artigo resulta de um exercício hermenêutico inspirado na obra Emílio ou da Educação, de Jean-Jacques Rousseau (1762), reconhecidamente um expoente da pedagogia moderna. Propomos aqui uma reflexão sobre a perspectiva pedagógica visionária de Rousseau voltada à valorização da liberdade da criança no mundo sociocultural, tendo em vista os saberes e potencialidades do pensamento pedagógico à formação criativa mais ampla. Para isso, elegemos como dispositivo de análise as principais ideias defendidas por Rousseau, para examinar as implicações em diferentes abordagens de educação baseadas em práticas que potencializam as dimensões humanas, no sentido de compreender as complexidades da educação e da infância no presente.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access360,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.