Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/2664
Authors: | Conte, Elaine Pugens, Natália de Borba Juliano, Kátia Renata Quinteiro |
Title: | Estética do reconhecimento na educação: um olhar por meio da sétima arte. |
Keywords: | Educação;Arte;Reconhecimento estético;Alteridade |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | ARTEFACTUM – Revista De Estudos em Linguagem e Tecnologia |
Citation: | JULIANO, K. R. Q.; PUGENS, N. B.; CONTE, E. Estética do reconhecimento na educação: um olhar por meio da sétima arte. ARTEFACTUM – Revista De Estudos em Linguagem e Tecnologia, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 1-12, 2020. Disponível em: http://artefactum.rafrom.com.br/index.php/artefactum/article/view/1842. Acesso em: 05 abr. 2022. |
Abstract: | O ensaio discute como as expressões estéticas presentes em filmes podem desenvolver a dimensão do reconhecimento para a formação humana e para a renovação das práticas pedagógicas. A estética do reconhecimento surge como elemento à racionalidade pedagógica, por ser um caminho sensível à crítica da cultura superficial da vida. O trabalho hermenêutico busca na teoria do reconhecimento, nas relações entre ética e estética e na estética do reconhecimento, a compreensão à seguinte inquietação: O debate de experiências fílmicas pode apoiar o desenvolvimento do pensar crítico e a estética do reconhecimento nos processos educativos? Além disso, propomos vincular o processo formativo em consonância com outros processos contemporâneos de reconhecimento estético, tecendo diálogos descentrados. |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
econte.pdf | Open Access | 538.8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.