Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2681
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorConte, Elaine-
dc.contributor.authorHabowski, Adilson Cristiano-
dc.contributor.authorRios, Míriam Benites-
dc.date.accessioned2022-04-07T17:31:05Z-
dc.date.available2022-04-07T17:31:05Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationCONTE, E.; HABOWSKI, A. C.; RIOS, M. B. Pedagogia social como forma de reconhecimento sensível às diferenças. Educação, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 107–122, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7874. Acesso em: 07 abr. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/2681-
dc.description.abstractO estudo apresenta perspectivas da pedagogia social à luz de narrativas contemporâneas, tendo como inspiração as novas formas de linguagem e as relações que fazemos com elas, na busca por uma educação que valoriza a diversidade cultural. A educação voltada às demandas de reconhecimento social e igualdade sensível à inclusão dos grupos vulneráveis é algo próprio à pedagogia social, um sentido posto de inclusão das diferenças e responsabilidade solidária pelo outro como condição de possibilidade à democracia. A partir da compreensão hermenêutica enquanto cooperação reflexiva, apresentamos uma reflexão sobre a violência e as injustiças a partir do uso do conhecimento estabelecido por meio das tecnologias de interação humana, como forma de pensar as contribuições da pedagogia social ao que é tecido junto com o outro. O conhecimento está em constante transformação e o saber está vinculado ao mundo prático, escolar e não escolar, de vida em comunidade, na articulação com a realidade e com experiências tecnológicas de mundo. Concluímos que a pedagogia social lança possibilidades para transcender a perspectiva instrumental das tecnologias digitais, em favor do (re)conhecimento recíproco de uma experiência coletiva, tecida em rede de relações sociais no mundo de comunidades aprendentes, para que os sujeitos tenham condições críticas de intervir na realidade em que estão inseridos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInterfaces Ciêntificaspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectPedagogia Socialpt_BR
dc.subjectLinguagens Tecnológicaspt_BR
dc.subjectInclusão Socialpt_BR
dc.titlePedagogia social como forma de reconhecimento sensível às diferençaspt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
econte.pdfOpen Access253.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.