Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2683
Autor(es): Conte, Elaine
Habowski, Adilson Cristiano
Título: Contribuições das histórias em quadrinhos digitais às práticas educativas
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos;Educação;Tecnologias digitais
Data do documento: 2020
Editor: Revista Periferia
Citação: HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. Contribuições das histórias em quadrinhos digitais às práticas educativas. Periferia, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 279-301, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/36996. Acesso em: 07 abr. 2022.
Resumo: Na tentativa de provocar o debate e a apropriação das narrativas em quadrinhos digitais como meios vinculados às práticas sociais de educar, buscamos dar visibilidade às histórias em quadrinhos (HQs) como possibilidades de articular signos, imagens e leituras de mundo, colocando em jogo as ambiguidades da imagem e da composição de conhecimentos, por meio dos processos sociais da arte em quadrinhos. A partir da abordagem hermenêutica, percebemos que há uma popularização das HQs em espaços hipermidiáticos (hipertexto e multimídia) e, nessa perspectiva, procuramos evidenciar as contribuições das HQs para o processo de leitura e exploração de diferentes mundos na educação. As contribuições que as tecnologias digitais trazem para a linguagem dos quadrinhos são nítidas, pois agregam características como o som, a imagem, o hipertexto, a animação e a interatividade no trabalho pedagógico. As obras quadrinizadas adquirem características alargadas da versão original impressa, fornecendo elementos para a criação de uma pluralidade de leituras, tendo por base ressignificar a dimensão estética das fruições de leitura com a arte. Concluímos que as HQs podem gerar novas condições para a leitura de textos imagéticos na educação, provocando outras percepções e relacionamentos com os textos, a ludicidade e as experiências narrativas, visto que a leitura das HQs permite uma aproximação dinâmica entre a polifonia da imagem, dos enredos e das linguagens no mundo online, constituindo-se numa experiência educativa que envolve a imaginação criadora e a possibilidade de ressignificar a leitura de imagens na pluralidade de interpretações e impactos engendrados com as HQs digitais.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access354,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.