Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2685
Autor(es): Conte, Elaine
Avelino Filha, Bernadeth Vital
Pugens, Natália de Borba
Santos, Cristiele Borges dos
Título: Um diálogo crítico sobre educação, crianças e pesquisas recentes
Palavras-chave: Educação;Crianças;Infâncias
Data do documento: 2020
Editor: Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
Citação: SANTOS, C. B.; PUGENS, N. B.; AVELINO FILHA, B.V. ; CONTE, E. Um diálogo crítico sobre educação, crianças e pesquisas recentes. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 374–400, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1238. Acesso em: 07 abr. 2022.
Resumo: O ensaio apresenta diálogos sobre a tríade educação, crianças e pesquisa, apoiando-se em pensadores como Walter Benjamin (1985),Charlot (2006),Faria,Demartini e Prado (2009) com interfaces de estudos recentes.Tem como objetivo buscar uma aproximação crítica sobre os estudos e pesquisas em educação e sobre educação e os relatos de crianças e sobre crianças. Trata-se de explanar algumas questões acerca de diferentes linguagens na educação que produzem redes de aprendizagens, afetos e sensibilidades narrativas no contexto educativo, potencialmente rico daEducação Infantil, com experiências,suposições filosóficas e pedagógicas sobre o trabalho dedocumentação pedagógica com crianças. Concluímos que se faz necessário uma discussão relacionada ao rigor dos estudos relacionados à cultura da infância e Educação Infantilproduzindo outros olhares, ações e interpretações dos processos pedagógicos.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.